Sefaz atualiza boletim de impactos econômicos causados pelo coronavírus
Dados da primeira semana de abril foram acrescentados à análise
A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) divulgou uma nova edição do boletim sobre os impactos do coronavírus na economia de Alagoas. A publicação traz atualizações que incluem os resultados da última semana analisada (de 04 a 10 de abril), além de comparações com os primeiros dados divulgados anteriormente referentes ao início da quarentena.
Para conferir a íntegra do boletim referente ao período analisado basta clicar aqui.
http://gcs.sefaz.al.gov.br/documentos/visualizarDocumento.action?key=jGJPjt0SvpQ%3D
Desta vez, ao realizar o comparativo de vendas dos contribuintes nas três primeiras semanas de quarentena (21/03 a 10/04), verifica-se uma queda de 19,43% nos valores das Notas Fiscais Eletrônicas (NFe) emitidas, comparados ao mesmo período do ano anterior. Tal resultado é reflexo da diminuição do consumo em razão do isolamento social e das restrições de circulação estabelecidos como medidas de prevenção e combate ao vírus.
Por outro lado, mesmo com as consequências decorrentes da pandemia, verificou-se que não houve comprometimento do crescimento das vendas no mês de março de 2020 em relação a março de 2019. O aumento foi de 54,55% nas vendas totais através das NFe. Em relação às Notas Fiscais Eletrônicas do Consumidor (NFCe), observou-se que os valores mantiveram-se estáveis, ocorrendo apenas uma pequena variação de 0,46% para mais.
O secretário especial da Receita Estadual, Luiz Dias, ressalta a importância da confecção deste boletim. “O objetivo é munir o Governo do Estado de estatísticas que ajudem na precisão das estratégias de combate à pandemia, e na tomada de decisão quanto à aplicação de novas medidas. Esses dados são extremamente significativos, então, para ações cada vez mais assertivas”.
O gestor destacou ainda o papel democrático de sua publicação. “Neste momento de crise é fundamental que a população esteja a par do que está acontecendo com a economia do Estado. Dessa forma, a transparência é outra meta cumprida com a realização do boletim”.
Ao analisar ainda a média geral de vendas de combustíveis de distribuidoras para revendedoras, verificou-se uma queda de 36,8% no período de 21 de março a 04 de abril. Quanto a média de vendas no comparativo entre os meses de março de 2019 e março de 2020, identificou-se redução de 19,40%. Individualmente, a maior queda ficou por conta do álcool que reduziu em 53,8%, seguido pelo diesel com diminuição de 34,8%, deixando a gasolina por último com uma redução de 31,8%. Já a média do volume de vendas para o consumidor final caiu 33,6%.
Dessa vez, o setor de alimentação apresentou uma discreta queda de 0,05% em relação ao valor das vendas realizadas no mesmo período do ano passado, ainda se mantendo estável. O setor Automotivo caiu bruscamente 66,43% no valor das vendas. Também houve redução significativa nos setores de bebidas e fumo, construção civil, departamento têxtil e químicos.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
