Rodrigo Cunha cobra do Ministério da Justiça apuração de fraude na compra de respiradores
O esquema foi desbaratado por uma operação da Polícia Civil

O senador Rodrigo Cunha cobrou providências do Ministério da Justiça sobre a compra de 50 respiradores pelo governo de Alagoas por meio de uma empresa que fraudou o contrato e não entregou os equipamentos. O esquema foi desbaratado por uma operação da Polícia Civil nesta segunda-feira (1). A fraude é ainda mais grave porque se trata de máquinas que podem ajudar a salvar vidas de alagoanos.
O ofício enviado por Rodrigo ao ministro da Justiça, André Luiz de Almeida Mendonça, historia o caso e sugere que a Polícia Federal dê apoio às investigações para que o dano à população alagoana seja o mais rapidamente possível compensado, e esses respiradores cheguem aos hospitais de Alagoas.
O senador alagoano também oficiou o governador da Bahia, Rui Costa, para que ele informe os critérios das compras, que somaram R$ 48 milhões. Costa preside o Consórcio do Nordeste, agrupamento que representa os nove estados nordestinos, e que efetivou a compra. O governo de Alagoas se juntou a outros estados da Região no negócio. A compra conjunta, de 300 respiradores, dispensou licitação devido à emergência da pandemia.
A empresa contratada, Hempcare, não entregou os equipamentos. Ela está sendo investigada por fraude e não tem registro na Anvisa.
“Se uma fraude dessa dimensão já é grave em tempos normais, um golpe envolvendo equipamentos que salvam vidas no meio de uma pandemia é um crime sórdido. Esse caso tem que ser investigado com o maior rigor para que a população receba essas máquinas o mais rapidamente possível”, pontua Rodrigo Cunha.
Os ofícios ao Ministério da Justiça e ao governo da Bahia são assinados por Rodrigo Cunha e pelos senadores Eduardo Girão e Styvenson Valentim, do Ceará e Rio Grande do Norte, respectivamente. Seus estados também foram lesados pela fraude.
Veja também
Últimas notícias

Família de jovem desaparecido em Maceió vive angústia após surgimento de imagens que podem indicar morte

Acidente entre carro e carreta em Teotôno VIlela provoca a morte de morador da zona rural de Coruripe

Polícia Civil apreende medicamentos controlados em residência ligada a clínica investigada

Polícia Científica de AL revela múltiplas substâncias em amostras biológicas de Claúdia Pollyanne

Corações da Paz nas Escolas leva diversos serviços gratuitos a Arapiraca

HE do Agreste avança no Projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
