O que é Inside Sales? Saiba mais sobre essa estratégia
Esta é a forma que as empresas encontraram de fazer suas vendas mesmo em momentos em que o cliente e o vendedor não estejam no mesmo local
O Inside Sales é uma ótima estratégia para otimizar a área comercial da sua empresa, pois é focado em vendas internas, feitas sem que o vendedor precise sair a campo, mas tem uma dinâmica muito interessante que pode melhorar os resultados do seu negócio.
Se você ainda não conhece o que é Inside Sales, nós trouxemos algumas informações importantes para você se inteirar e quem sabe começar a implementar este modelo nas suas operações comerciais.
O que é de fato Inside Sales?
Sua tradução básica é de vendas internas e é o modelo de operação comercial em que os vendedores não precisam ir a campo e visitar clientes para efetuar vendas. Tudo é feito por telefone, chat da empresa, videoconferência, redes sociais, e-mail e outras ferramentas.
Esta é a forma que as empresas encontraram de fazer suas vendas mesmo em momentos em que o cliente e o vendedor não estejam no mesmo local.
A estratégia tem o poder de diminuir, e muito, o custo operacional das vendas físicas e ainda se blindar de uma eventual crise, como no caso da pandemia de 2020 e o isolamento social.
Entretanto, o Inside Sales também é uma forma de escalar as vendas de um negócio, pois algumas podem ser feitas de modo automático, com o preenchimento de um formulário, sem que ao menos tenha a necessidade de um vendedor.
Por outro lado, o foco do Inside Sales é a experiência do cliente, otimização de tempo e economia de recursos. Algumas pessoas até confundem o Inside Sales com o serviço de televendas e telemarketing, mas eles possuem resultados diferentes.
A diferença entre Inside Sales e Telemarketing
O principal ponto de diferença entre os dois são os resultados. Pode se dizer que o Inside Sales é uma evolução muito grande do telemarketing que é todo robótico em muitas vezes invasivo.
Como funciona o Telemarketing:
- Venda robótica
- Trabalho mecânico
- Baixa conversão
- Foco no produto
- Completamente rígido
- Como funciona o Inside Sales
- Venda consultiva (Criação de relacionamento)
- Alta produtividade
- Alta taxa de conversão
- Foco em soluções para o cliente
- Flexível a possibilidade de visitas físicas
Mesmo que o Inside Sales seja por venda remota, a empresa se compromete a oferecer a melhor solução ao seu cliente. Por isso, há possibilidade de se tornar uma visita física, mas o Inside Sales é que faz a abordagem e os primeiros contatos da venda.
Uma grande diferença entre os dois é que o telemarketing tem foco em quantidade, sem analisar se o produto é ideal para o cliente e oferecendo para qualquer contato que aparecer. Já o Inside Sales tem seus leads estudados e utilizam o funil de vendas para conseguir melhores resultados.
Até mesmo nas métricas analisadas os dois são diferentes, pois enquanto o telemarketing se preocupa com a quantidade de ligações e o tempo, o Inside Sales avalia a experiência do cliente e o seu sucesso com a venda.
Em resumo, o Inside Sales se prova muito mais eficaz que o telemarketing e tem muito mais estudo para que a operação seja um sucesso.
Como implantar o Inside Sales no seu negócio
O primeiro passo é ter uma área de atendimento com todo o suporte para o seu vendedor exercer o trabalho. Para isso será necessário ter computador, telefone e uma plataforma de workplace para os vendedores trabalharem.
Você também pode implementar as vendas pelo site e chat, mas para isso é necessário contratar um servidor de hospedagem de sites, registrar um domínio e criar sua plataforma.
Ter um local onde seus clientes possam conhecer o produto, entrar em contato e saber mais sobre ele é essencial tanto para fazer marketing quanto para passar uma imagem profissional e séria para os clientes em potencial.
Você pode começar pequeno, implementando o Inside Sales com apenas um vendedor e deixar os outros em campo. A partir daí é só analisar as métricas e implementar estratégias para melhorar este setor da sua área comercial.
Vantagens do Inside Sales para a sua empresa
A maior vantagem do Inside Sales é a diminuição dos custos de um vendedor na rua. Além disso, é possível alcançar mais clientes e escalar o processo de vendas.
Com a diminuição do custo de aquisição, você pode contratar novos vendedores e aumentar sua quantidade de vendas.
Outra vantagem interessante é a qualidade da operação, uma vez que o Inside Sales vende mais e melhor, aumentado o sucesso do cliente e trazendo uma boa reputação para a sua empresa.
Conclusão
Com a transformação digital, o Inside Sales passa a ser uma alternativa para empresas que querem modernizar suas operações e ter melhores resultados.
O custo de implementação do Inside Sales é bem baixo e é preciso começar a analisar essa estratégia como uma possibilidade para a área comercial de um negócio.
Grandes empresas já têm setor de Inside Sales com muitos funcionários, sempre buscando melhorar a performance para a satisfação do consumidor.
E você, o que acha do Inside Sales? Já conhece esta estratégia comercial e aplica na sua empresa.
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
