Painel interativo disponibiliza dados sobre a pandemia do Covid-19 em Alagoas
Formato possibilita mais facilidade para pesquisadores e gestores públicos na proposição de medidas de enfrentamento à pandemia
A situação da pandemia de coronavírus em Alagoas é divulgada no Painel Interativo Covid-19 . O painel é uma das principais fontes oficiais com as quais a população pode contar para se manter informada no estado. Um dos diferenciais da ferramenta, entretanto, é que ela também disponibiliza as informações em formato de dados abertos, o que promove mais transparência e facilita o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas ao tema.
Criado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o painel fornece dados da pandemia por bairros de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios, o número de casos e de óbitos a nível de município, os casos confirmados a cada 100 mil habitantes e a uma série histórica com um breve perfil dos pacientes. A população pode, ainda, por meio dele, ficar informada sobre os dados hospitalares e comparar a evolução dos casos tanto dentro do próprio estado de Alagoas, como com outras unidades federativas do país.
De acordo com o gerente de Estatísticas da Seplag, Roberson Leite, por estarem disponibilizados em formato aberto, os dados podem ser baixados pelos cidadãos e utilizados em plataformas de sua preferência. Com isso, é possível que se analise com mais detalhamento uma série específica de informações e que, a partir dela, se consiga propor melhorias para toda a sociedade.
“Os dados abertos permitem que o cidadão consuma essas informações da forma e com as ferramentas que deseja, como em Excel, PDF ou CSV. É importante ressaltar que esse cidadão pode ser do setor produtivo, da academia, com seus estudos científicos, e até mesmo integrante do próprio governo. Todos eles representam papéis significativos para a transformação desse momento e podem, com bastante responsabilidade no uso dos dados, auxiliar a sociedade com suas contribuições”, explica Roberson.
O painel, que é focado na interatividade, conta ainda com mapas e filtros que permitem que os usuários visualizem as informações de forma mais dinâmica e específica. A ferramenta tem sido aprimorada continuamente pelo Governo do Estado, mediante a disponibilidade de dados sobre os casos de Covid-19 e de informações relevantes para o acompanhamento da pandemia.
“Esse é um trabalho muito minucioso, mas extremamente relevante para o momento em que estamos vivendo. Nossas equipes estão empenhadas em atualizar e aprimorar as ferramentas disponíveis no painel justamente para promover cada vez mais qualidade no tratamento dos dados e na entrega deles à sociedade. Colocar esses dados em formato aberto reforça o nosso comprometimento com a transparência e com essa troca que deve se firmar cada vez mais entre o governo e os setores que podem auxiliar nesse processo com suas expertises”, pontua o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.
Para conferir o painel, basta acessar o endereço http://www.dados.al.gov.br/dataset/painel-covid19-alagoas.
Veja também
Últimas notícias
Proporção de quem estava em home office recua em 2024 e chega a 7,9%
Placa solar provoca incêndio em marcenaria no bairro do Feitosa, em Maceió
Condenado na trama golpista, Bolsonaro tem até domingo para apresentar novo recurso
Preso pela PF, dono do Master levava vida de luxo; festa multimilionária com Alok, viagens e coleção de aviões
Aneel mantém bandeira vermelha 1 na conta de luz em novembro
Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei Antifacção; texto segue para o Senado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
