Deputado Fábio Faria toma posse no Ministério das Comunicações nesta quarta
O deputado federal, que é genro do empresário Silvio Santos, assume o 23º ministério do governo
O presidente Jair Bolsonaro dará posse, nesta quarta-feira (17), às 11h, ao deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) como novo ministro das Comunicações. O deputado federal, que é genro do empresário Silvio Santos, assume o 23º ministério do governo, criado por Medida Provisória (MP) na última quarta, em uma divisão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O ministro Marcos Pontes, que ocupava o MCTIC, também tomará posse, na mesma cerimônia, agora como ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Os ministros Paulo Guedes (Economia), Eduardo Pazuello (Saúde) e Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) participarão da cerimônia, segundo suas agendas oficiais, assim como o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
O novo Ministério das Comunicações terá sob seu guarda-chuva as atribuições que eram da extinta Secretaria de Comunicação Social, como a distribuição de verba publicitária da Presidência da República.
Também ficarão sob a responsabilidade de Fábio Faria a Anatel, os Correios, a Telebrás e, consequentemente, os debates das privatizações dessas estatais.
Na última sexta (12), o presidente Jair Bolsonaro citou o leilão do 5G como uma das prioridades da pasta. “Temos pela frente a questão do 5G. Houve orientação minha, antes que falem interferência, como proceder nessa questão. Faremos o melhor negócio levando em conta vários aspectos, não só o econômico. Às vezes, o mais barato não quer dizer que seja o melhor. Vamos atender os requisitos da segurança de dados, a política externa entra nesta questão também”, disse, ao sair do Palácio da Alvorada.
Esse assunto é de responsabilidade da Anatel, mas o governo ainda negocia para decidir se o Brasil priorizará fornecedores chineses (sobretudo a Huawei) ou americanos. Segundo o analista da CNN Caio Junqueira, a posição pró-EUA prevalece nessa questão.
O governo argumenta que o novo ministério não representará custos para o governo, uma vez que a sua estrutura vai reaproveitar cargos já existentes na Secom e no Ministério da Ciência e Tecnologia.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
