Deputado Fábio Faria toma posse no Ministério das Comunicações nesta quarta
O deputado federal, que é genro do empresário Silvio Santos, assume o 23º ministério do governo

O presidente Jair Bolsonaro dará posse, nesta quarta-feira (17), às 11h, ao deputado federal Fábio Faria (PSD-RN) como novo ministro das Comunicações. O deputado federal, que é genro do empresário Silvio Santos, assume o 23º ministério do governo, criado por Medida Provisória (MP) na última quarta, em uma divisão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O ministro Marcos Pontes, que ocupava o MCTIC, também tomará posse, na mesma cerimônia, agora como ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Os ministros Paulo Guedes (Economia), Eduardo Pazuello (Saúde) e Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) participarão da cerimônia, segundo suas agendas oficiais, assim como o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
O novo Ministério das Comunicações terá sob seu guarda-chuva as atribuições que eram da extinta Secretaria de Comunicação Social, como a distribuição de verba publicitária da Presidência da República.
Também ficarão sob a responsabilidade de Fábio Faria a Anatel, os Correios, a Telebrás e, consequentemente, os debates das privatizações dessas estatais.
Na última sexta (12), o presidente Jair Bolsonaro citou o leilão do 5G como uma das prioridades da pasta. “Temos pela frente a questão do 5G. Houve orientação minha, antes que falem interferência, como proceder nessa questão. Faremos o melhor negócio levando em conta vários aspectos, não só o econômico. Às vezes, o mais barato não quer dizer que seja o melhor. Vamos atender os requisitos da segurança de dados, a política externa entra nesta questão também”, disse, ao sair do Palácio da Alvorada.
Esse assunto é de responsabilidade da Anatel, mas o governo ainda negocia para decidir se o Brasil priorizará fornecedores chineses (sobretudo a Huawei) ou americanos. Segundo o analista da CNN Caio Junqueira, a posição pró-EUA prevalece nessa questão.
O governo argumenta que o novo ministério não representará custos para o governo, uma vez que a sua estrutura vai reaproveitar cargos já existentes na Secom e no Ministério da Ciência e Tecnologia.
Últimas notícias

“Quantos alagoanos ainda vão morrer?”, diz Fabio Costa após nova execução no Corredor Vera Arruda

Lula critica tarifas de Trump contra o Brasil e vê apoio a Bolsonaro em medidas comerciais

Moraes bloqueia contas e Pix de Eduardo Bolsonaro para tentar dificultar ações nos EUA

Suspeito de roubo é imobilizado e agredido por populares no Pontal da Barra, em Maceió

Ação do MP com apoio do setor hoteleiro entrega 113 cestas básicas para famílias de Maragogi

Vídeo levanta suspeita de despejo de esgoto no riacho de Guaxuma, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
