Prefeitura corta benefícios de agentes da saúde e Sindicatos pedem intervenção do MPT em Arapiraca
A prefeitura descontou insalubridade e gratificações dos agentes de saúde e endemias
Nesta quarta-feira ( 1), os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias voltaram a reclamar dos descontos nos salários. “Desde março que vem essa situação, cortando e tirando da gente nossos direitos. Tiraram nossas gratificações. Nossa insalubridade. Tô sem chão, sinceramente,” disse um agente ouvido pelo Portal 7segundos, que preferiu não se identificar. A prefeitura alega que os cortes foram feitos nos salários dos Agentes que estão em desvio de função por atestado médico. “Hoje solicitamos ao Ministério Público do Trabalho a intervenção para solucionar o problema”, informou Jade de Albuquerque, presidente do SindAgreste.
Jade de Albuquerque cita que, apesar de os agentes estarem em desvio de função, eles estão trabalhando e comparecendo as Unidades Básicas de Saúde, correndo risco de uma possível contaminação pelo Covid 19. Em audiência realizada nesta quarta-feira foi solicitada a intervenção do MPT e, no documento encaminhado ao órgão, os representantes da categoria lembram que o adicional de insalubridade é um instrumento legal de compensação ao trabalhador “por períodos de trabalho exposto a agentes nocivos, com potencial para prejudicar a sua saúde de alguma forma”.
O benefício é reconhecido pelo Ministério do Trabalho e está previsto na CLT- Consolidação das Leis do Trabalho. Somando os cortes da insalubridade e das gratificações, os descontos chegam a R$ 359. Com isso, foi solicitada a intervenção do Ministério Público do Trabalho (MPT), para que seja feita a restituição do adicional de insalubridade e gratificações dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
O documento entregue ao MPT é assinado por Jade de Albuquerque Rodrigues, presidente do SindAgreste, Joseane Lima Silva Mendes, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Saúde, Administração e Serviços de Arapiraca (Sindsar) e José Lino, presidente do Sindprev.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
