Prefeitura corta benefícios de agentes da saúde e Sindicatos pedem intervenção do MPT em Arapiraca
A prefeitura descontou insalubridade e gratificações dos agentes de saúde e endemias
Nesta quarta-feira ( 1), os Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias voltaram a reclamar dos descontos nos salários. “Desde março que vem essa situação, cortando e tirando da gente nossos direitos. Tiraram nossas gratificações. Nossa insalubridade. Tô sem chão, sinceramente,” disse um agente ouvido pelo Portal 7segundos, que preferiu não se identificar. A prefeitura alega que os cortes foram feitos nos salários dos Agentes que estão em desvio de função por atestado médico. “Hoje solicitamos ao Ministério Público do Trabalho a intervenção para solucionar o problema”, informou Jade de Albuquerque, presidente do SindAgreste.
Jade de Albuquerque cita que, apesar de os agentes estarem em desvio de função, eles estão trabalhando e comparecendo as Unidades Básicas de Saúde, correndo risco de uma possível contaminação pelo Covid 19. Em audiência realizada nesta quarta-feira foi solicitada a intervenção do MPT e, no documento encaminhado ao órgão, os representantes da categoria lembram que o adicional de insalubridade é um instrumento legal de compensação ao trabalhador “por períodos de trabalho exposto a agentes nocivos, com potencial para prejudicar a sua saúde de alguma forma”.
O benefício é reconhecido pelo Ministério do Trabalho e está previsto na CLT- Consolidação das Leis do Trabalho. Somando os cortes da insalubridade e das gratificações, os descontos chegam a R$ 359. Com isso, foi solicitada a intervenção do Ministério Público do Trabalho (MPT), para que seja feita a restituição do adicional de insalubridade e gratificações dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.
O documento entregue ao MPT é assinado por Jade de Albuquerque Rodrigues, presidente do SindAgreste, Joseane Lima Silva Mendes, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Saúde, Administração e Serviços de Arapiraca (Sindsar) e José Lino, presidente do Sindprev.
Últimas notícias
PCAL prende homem por furto qualificado na zona rural de Santana do Ipanema
Prefeito JHC vistoria obra de contenção no Vale do Reginaldo
Polícia Civil cumpre mandado por tentativa de feminicídio em Pão de Açúcar
Prefeita Tia Júlia discute trânsito, segurança e políticas para mulheres em reunião com MP
Prefeitura de Arapiraca promoverá Carnaval no Clube do Servidor com atrações locais
JHC inaugura Parque Linear e beneficia 90 mil pessoas no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
