Edmar Santos: MP prende ex-secretário de Saúde do RJ
O ex-secretário é acusado de integrar uma organização criminosa
O ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro Edmar Santos foi preso na manhã desta sexta-feira (10) no bairro de Itaipava, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro.
Segundo informações do Ministério Público do RJ, ele é acusado de integrar uma organização criminosa que fraudou contratos de compra de respiradores pulmonares, em caráter emergencial, para o atendimento de pacientes com a Covid-19, em meio à pandemia da doença no estado.
Agentes do MPRJ estão em um dos imóveis de Santos no bairro de Botafogo, Zona Sul da capital fluminense. Ainda não há informações sobre mandados de busca e apreensão sendo cumpridos no local.
A ação desta sexta é um novo desdobramento da Operação Mercadores do Caos, que também cumpre mandados de busca e apreensão na outra casa de Edmar Santos em Itaipava, onde ele foi preso.
O MPRJ obteve autorização na Justiça para acessar e extrair o conteúdo armazenado nos materiais apreendidos, como celulares, computadores e pen drives, além de registros de conversas telefônicas e/ou virtuais.
A Justiça autorizou o arresto de bens e valores de Edmar no valor de R$ 36,9 milhões, equivalente aos recursos públicos desviados em três contratos fraudados para a aquisição dos equipamentos médicos.
Santos foi exonerado do cargo em maio pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), após a pasta ser um dos alvos de uma operação da Polícia Federal e do Ministério Público que investigava suspeita de corrupção em contratos. Hoje, ele ocupa a função de secretário extraordinário de Acompanhamento da Covid-19.
Até o momento, ao menos três operações no Rio de Janeiro apuraram desvios em contratos durante a pandemia do novo coronavírus. Mais de 11 mil pessoas morreram por causa da doença no estado.
Veja também
Últimas notícias
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
