Devido ao fluxo, Arapiraca e Maceió ficarão para uma segunda etapa de distribuição de RGs
No primeiro momento, 100 municípios terão identidades distribuídas numa parceria entre Instituto de Identificação e AMA
Em razão da pandemia do Covid 19 ocorreu o fechamento de todos os postos do Instituto de Identificação do Estado, por serem locais de aglomeração e poderiam se tornar um espaço de contaminação pelo novo coronavírus. Mas existe a preocupação de realizar a entrega das carteiras de identificação pendentes e, para isso, foi feita uma parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Entretanto, Maceió e a cidade de Arapiraca, na região Agreste, ficarão para uma segunda etapa.
O Instituto realizou a triagem de todo passivo do banco de RGs do Estado, mais de 40 mil carteiras de identificação e separou os documentos em lotes por municípios. As prefeituras associadas à AMA irão entregar esses respectivos documentos aos seus requerentes. Nesse primeiro momento, 100 municípios alagoanos serão contemplados com essa parceria. A exceção são os municípios de Arapiraca e Maceió, que devido ao fluxo amplo de demandas de combate a pandemia, e por serem grandes centros populacionais tornou-se inviável desenvolver uma atividade paralela, visto que poderia ocasionar aglomerações de pessoas por causa do volume maior de documentos, diferentemente dos outros municípios menores.
“Devido ao grande número de identidades, os municípios de Maceió e Arapiraca, ficarão para uma próxima fase, onde deveremos realizar uma ação separada, provavelmente um mutirão, para entregar também esses documentos”,afirmou Roney Presbítero, superintendente do Instituto de Identificação.