Casos ativos: Arapiraca tem mais contaminados por coronavírus que Maceió
Enquanto Capital reduz, dia a dia, número de casos ativos, em Arapiraca quantidade aumentou na última semana

O município de Arapiraca é o grande gargalo de Alagoas no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Apesar de ter avançado para a fase laranja da retomada das atividades econômicas e de os hospitais estarem com baixa lotação de leitos, o número de casos ativos - ou de pessoas contaminadas - na Capital do Agreste é maior do que em Maceió.
Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca do dia 04 de agosto, uma semana depois de avançar para a fase laranja, o município possui um total de 3.449 casos ativos, ou seja de pessoas que atualmente estão doentes de Covid-19 e que estão hospitalizadas ou receberam orientação para fazer isolamento domiciliar. Maceió tem uma população quatro vezes maior que a de Arapiraca e, de acordo com o boletim divulgado pelo município mais atualizado, a Capital tem atualmente 2.127 casos ativos, 1.322 que a cidade do interior.
Os boletins epidemiológicos, que em Arapiraca costumam evidenciar a quantidade de pessoas que foram curadas de Covid-19, geralmente suprimem o número de casos ativos da doença. Mas para saber a quantidade, basta fazer contas simples de subtração: do total de casos confirmados, tirar o número de curados e de óbitos registrados.
Na primeira semana da fase laranja, Arapiraca confirmou sete óbitos por coronavírus e, entre o dia 02 e 04 de Agosto, não foi registrada nenhuma morte. No entanto, neste período, houve um aumento de 902 casos confirmados - 8.054 em 29 de julho e 8.956 em 04 de Agosto, que foram acompanhados também de uma alta de 624 casos curados, passando de 4.717 a 5.341. Esses números resultam em um aumento de mais 271 casos ativos no município.
Enquanto isso, em Maceió, a quantidade de casos ativos seguem em queda. De acordo com os números dos boletins entre os dias 28 de julho a 03 de agosto, mostram que apesar de a Capital ter registrado 24 óbitos em uma semana, mais de 3 vezes a quantidade de Arapiraca, houve uma redução de 315 pessoas entre os casos ativos da doença, que passaram de 2.442 no dia 28, para 2.127 no dia 03 de agosto.
Levando em consideração que a população de Maceió é aproximadamente quatro vezes maior que a de Arapiraca, o número de casos ativos mostra que os moradores do município do interior correm muito mais risco de entrar em contato com o coronavírus que na Capital. Mesmo assim, o município avançou da fase vermelha para a fase laranja e agora aguarda ansiosamente para avançar para a amarela, para que shopping, bares, restaurantes e academias possam reabrir, com restrições.
Últimas notícias

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Programa ‘Planta Alagoas’ garante sementes para 45 mil agricultores e fortalece o plantio estadual

SMS de Porto Real do Colégio realiza evento Mulher em Foco

Operação integrada termina com apreensão de armas e morte de suspeito após troca de tiros em Maceió

Alagoas perde postos de trabalho enquanto Brasil registra saldo positivo em fevereiro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
