Projeto viraliza nas redes sociais ao mostrar grávidas dançando durante trabalho de parto
Ideia, da Maternidade do Hospital Vasco Lucena, na Boa Vista, no Centro do Recife, propõe que as futuras mães dancem para aliviar as tensões antes do parto.
Para muitas mulheres grávidas, o parto durante o período da pandemia da Covid-19 tem sido repleto de preocupações e ansiedade, mas na maternidade do Hospital Vasco Lucena, na Boa Vista, no Centro do Recife, esse momento tem um acalento.
O projeto "Dança na Maternidade", que propõe que as futuras mães dancem antes do parto como forma de aliviar a tensão pelo momento delicado que estão vivendo, viralizou na internet após um vídeo das mães ser compartilhado diversas vezes nas redes sociais.
"A gente criou esse movimento da dança, da maternidade dançante para diminuir o processo de medo e de ansiedade no trabalho de parto", contou Jéssica Melo, enfermeira obstetra. As gestantes atualmente não podem receber visitas dos familiares por conta da pandemia do novo coronavírus.
E não é só na descontração que a dança das grávidas contribui. "Nas pacientes que já estão em trabalho de parto, toda essa movimentação ajuda o quadril, ajuda no encaixe do bebê, ajuda na dilatação. Todo esse processo da dança cria um momento de festejo. Isso ajuda fisicamente no trabalho de parto e emocionalmente também", contou Camila Sotero, médica obstetra da maternidade.
É na sala de preparação para o parto que as grávidas, enfermeiros e médicos se encontram em dois horários diferentes. Todos utilizam máscaras e tomam as devidas precauções para evitar os possíveis contágios da Covid-19.
A dança passou a fazer parte do Programa de Humanização do Parto da maternidade Vasco Lucena. "A adesão das nossas grávidas é em torno de 60%", contou Richardes Caúla, enfermeiro e coordenador do projeto.
Érica Wanessa, fisioterapeuta, foi uma das grávidas que tiveram a sua dança registrada em vídeo e compartilhada nas redes sociais. "Foi um momento de leveza porque não é uma situação fácil, a gente sente muita dor, a gente está muito ansiosa, muito apreensiva. Eu senti que a dança me deixou mais leve. Eu interagi com outras grávidas", contou.
O cantor Xand Avião foi a trilha sonora do vídeo das grávidas e deixou uma mensagem de carinho para o projeto. "Fiquei feliz demais quando vi e, claro, extremamente honrado em ver uma música nossa escolhida para um momento tão especial na vida dessas mamães", afirmou.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
