Projeto viraliza nas redes sociais ao mostrar grávidas dançando durante trabalho de parto
Ideia, da Maternidade do Hospital Vasco Lucena, na Boa Vista, no Centro do Recife, propõe que as futuras mães dancem para aliviar as tensões antes do parto.
Para muitas mulheres grávidas, o parto durante o período da pandemia da Covid-19 tem sido repleto de preocupações e ansiedade, mas na maternidade do Hospital Vasco Lucena, na Boa Vista, no Centro do Recife, esse momento tem um acalento.
O projeto "Dança na Maternidade", que propõe que as futuras mães dancem antes do parto como forma de aliviar a tensão pelo momento delicado que estão vivendo, viralizou na internet após um vídeo das mães ser compartilhado diversas vezes nas redes sociais.
"A gente criou esse movimento da dança, da maternidade dançante para diminuir o processo de medo e de ansiedade no trabalho de parto", contou Jéssica Melo, enfermeira obstetra. As gestantes atualmente não podem receber visitas dos familiares por conta da pandemia do novo coronavírus.
E não é só na descontração que a dança das grávidas contribui. "Nas pacientes que já estão em trabalho de parto, toda essa movimentação ajuda o quadril, ajuda no encaixe do bebê, ajuda na dilatação. Todo esse processo da dança cria um momento de festejo. Isso ajuda fisicamente no trabalho de parto e emocionalmente também", contou Camila Sotero, médica obstetra da maternidade.
É na sala de preparação para o parto que as grávidas, enfermeiros e médicos se encontram em dois horários diferentes. Todos utilizam máscaras e tomam as devidas precauções para evitar os possíveis contágios da Covid-19.
A dança passou a fazer parte do Programa de Humanização do Parto da maternidade Vasco Lucena. "A adesão das nossas grávidas é em torno de 60%", contou Richardes Caúla, enfermeiro e coordenador do projeto.
Érica Wanessa, fisioterapeuta, foi uma das grávidas que tiveram a sua dança registrada em vídeo e compartilhada nas redes sociais. "Foi um momento de leveza porque não é uma situação fácil, a gente sente muita dor, a gente está muito ansiosa, muito apreensiva. Eu senti que a dança me deixou mais leve. Eu interagi com outras grávidas", contou.
O cantor Xand Avião foi a trilha sonora do vídeo das grávidas e deixou uma mensagem de carinho para o projeto. "Fiquei feliz demais quando vi e, claro, extremamente honrado em ver uma música nossa escolhida para um momento tão especial na vida dessas mamães", afirmou.
Veja também
Últimas notícias
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por morte e abusos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Corações da Paz nas Escolas leva diversos serviços gratuitos ao Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
