TJ e SSP discutem mudanças no 190 para atender vítimas de violência doméstica e grupos vulneráveis
Objetivo é reforçar a proteção a mulheres, idosos, moradores de rua, pessoas com deficiência, LGBT's, quilombolas, entre outros públicos
Representantes do Poder Judiciário e da Secretaria de Segurança Pública do Estado discutiram, nesta quarta-feira (12), a possibilidade de o telefone 190 ter uma mesa específica de atendimento para mulheres vítimas de violência doméstica e populações vulneráveis, como idosos, moradores de rua, LGBT's, quilombolas, entre outros. O objetivo é reforçar a proteção a esses públicos.
"A ideia é que no 190, telefone que se usa para pedir socorro à Polícia Militar, a gente possa ter uma mesa específica para as populações vulneráveis. A intenção é especializar esse atendimento e linká-lo com o grupamento militar que está sendo criado para acudir esses públicos", explicou o presidente do TJAL, Tutmés Airan.
Esse grupamento, já acertado com o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio, deve funcionar nos moldes da Patrulha Maria da Penha, que atende mulheres vítimas de violência doméstica.
O secretário executivo de políticas da segurança pública, Manoel Acácio Júnior, disse que a adequação no 190 é viável. "Acredito que seja possível viabilizar. Podemos criar uma mesa de despacho específica para essas situações", disse. O projeto-piloto deve atender, inicialmente, casos de Maceió e da Região Metropolitana.
Uma nova reunião será marcada para acertar os detalhes da iniciativa. Participaram dessa primeira discussão os juízes José Miranda Santos Júnior, Marcella Pontes, Eliana Machado, o major Anderson Cabral, da área de tecnologia da SSP, e o major Alberto Silva, do Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp).
Aplicativo
Na reunião, também foi discutida a participação da SSP no aplicativo que está sendo planejado pelo TJAL e pela Faculdade Cesmac do Agreste, voltado para auxiliar mulheres vítimas de violência. A ferramenta deve trazer informações, contatos de órgãos de apoio e ter espaço para denúncias. A Secretaria ficou de nomear um representante para acompanhar as discussões sobre o projeto.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
