Manifestantes antirracismo fazem ato em Kenosha; Trump anuncia visita à cidade
Trump, que assumiu uma postura linha-dura contra os protestos
Cerca de 1.000 pessoas marcharam por Kenosha, no Estado norte-americano de Wisconsin, no sábado, cantando "Black Lives Matter" e "No Justice, No Peace", enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou planos de visitar na próxima semana a cidade que tem sofrido com a violência urbana.
Jacob Blake Sr., pai do homem negro de 29 anos que foi alvejado por um policial branco no último domingo, o que gerou protestos em todo país, pediu aos manifestantes que evitassem saques e vandalismo, depois que atos de violência ofuscaram os protestos pacíficos antes de uma calmaria, ainda que tensa, nas últimas três noites.
"As boas pessoas desta cidade entendem. Se destruirmos algo, não teremos nada", disse ele a uma multidão e um parque que foi o centro de protestos em apoio a seu filho, Jacob Blake Jr.
"Parem com isso. Mostrem ao menos por uma noite que não precisamos destruir nada."
Os tiros em Blake, na frente de três de seus filhos, transformaram a cidade predominantemente branca de 100.000 habitantes ao sul de Milwaukee no mais recente ponto de inflamação em um verão repleto de manifestações nos EUA contra a brutalidade policial e o racismo.
Trump, que assumiu uma postura linha-dura contra os protestos, visitará Kenosha na terça-feira para se encontrar com policiais e avaliar os danos, disse um funcionário da Casa Branca a repórteres.
"O que eu gostaria de dizer ao senhor presidente é que os membros do Black Lives Matter não são os bandidos, nem os saqueadores", disse Clyde McLemore, fundador de um grupo do movimento antirracista na área de Kenosha. "Ele está nos culpando, e não é assim que as coisas devem ser."
Blake sobreviveu aos tiros dos policiais, mas ficou gravemente ferido e paralisado da cintura para baixo. Ele provavelmente participará de uma audiência por meio de vídeo de seu quarto de hospital na próxima semana a respeito das acusações criminais que antecederam o ataque dos policiais, disse seu advogado à Reuters no sábado, acrescentando que ele se declarará inocente.
Veja também
Últimas notícias
'Nunca se sabe quando vai acontecer com a gente’: vídeo de mulher morta revela histórico de violência
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
