TikTok acata nova regulamentação chinesa e coloca em xeque venda nos EUA
Pela primeira vez desde 2008, China modifica lista de tecnologias sujeitas a restrições ou proibições de exportação

O grupo chinês Bytedance, dono do aplicativo de vídeo TikTok, anunciou neste domingo (30) que vai cumprir as novas regulamentações de exportação impostas pela China, o que dificultaria a venda das atividades da empresa nos Estados Unidos.
O TikTok está em meio a tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a China. No início de agosto, Trump chegou a assinar um decreto que proíbe em 45 dias qualquer transação com a ByteDance.
Trump citou uma "urgência nacional" em sua medida contra o aplicativo, acusado pelo mandatário, sem provas, de espionar os usuários americanos para Pequim.
O Ministério do Comércio chinês estendeu na sexta-feira (28) as regras aplicadas por Pequim às "tecnologias para uso civil", referentes à importação e exportação de tecnologias.
É a primeira vez desde 2008 que a China modifica sua lista de tecnologias sujeitas a restrições ou proibições de exportação.
Segundo um professor citado pela agência de notícias chinesa Xinhua, essa mudança pode significar que a Bytedance terá que obter autorização do governo chinês para vender seu aplicativo de vídeo a uma empresa americana.
No início desta semana, o presidente do TikTok, Kevin Mayer, deixou a empresa, poucos dias após ela abrir um processo contestando as decisões do governo americano.
O TikTok, que teve 175 milhões de downloads nos Estados Unidos e mais de 1 bilhão em todo o mundo, explica em sua ação judicial que as decisões de Trump são motivadas por questões políticas e financeiras, e não por questões de segurança nacional.
O decreto de Trump seria um abuso à lei federal "International Emergency Economic Powers Act", uma vez que a plataforma não representa "uma ameaça incomum ou extraordinária", argumentou o aplicativo de vídeos.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
