Preconceito e machismo travam desenvolvimento do futebol feminino, diz Marta
A jogadora Marta celebrou o anúncio da CBF de pagamentos iguais de diárias e premiação para mulheres e homens

A jogadora Marta celebrou o anúncio da CBF de pagamentos iguais de diárias e premiação para mulheres e homens. Em entrevista à CNN, a atacante da seleção brasileira disse esperar que outras empresas e confederações sigam o mesmo exemplo.
"A gente fica super feliz [com essa notícia]. Independente de ter vindo cedo ou tarde, é melhor do que nunca", disse a titular da camisa 10 brasileira, eleita seis vezes a melhor futebolista do mundo.
"Percebemos que o preconceito e o machismo acabam travando algumas situações que poderiam ajudar no desenvolvimento como, por exemplo, investir no futebol feminino de maneira que se possa dar a estrutura necessária para o atleta se dedicar 24 horas como profissional, assim como acontece no masculino."
"Ficamos feliz em presenciar esse movimento, que a gente vem fazendo há bastante tempo e que eu iniciei de maneira mais global na Copa do Mundo do ano passado, pedindo por igualdade", afirmou.
Apesar da importante conquista para as atletas, Marta lembrou que a modalidade feminina do esporte foi ignorada mesmo após grandes marcas alcançadas no esporte.
"No começo da minha carreira, muitos consideravam um esporte masculino. Entre 2004 e 2011, conseguimos resultados inéditos, com atletas como Pretinha, Roseli, Sissi, Kátia Cilene, Daniela Alves, enfim, e isso não foi o suficiente para começar a mudar o cenário do futebol feminino."
"Perdemos muito tempo na questão de explorar a imagem do futebol feminino por um lado positivo, para empoderar as mulheres e crianças a praticarem o esporte", afirmou.
Outro ponto levantando pela atacante é a incerteza de estabilidade financeira após a aposentadoria das atletas.
"Sabemos que é uma carreira curta, então acabamos nos dedicando a vida inteira sem saber ao certo se depois que pararmos de jogar teremos uma condição financeira que nos dê a oportunidade de viver daquilo que conseguimos durante os anos no futebol."
"É importante aproveitar esse momento (...) para dar continuidade ao trabalho que muitas atletas e ex-atletas começaram muito tempo atrás e estamos começando a colher os frutos agora. É seguir com esse pensamento de progressão, de desenvolvimento, para que cada vez mais a nossa geração e a próxima tenham um caminho, digamos, mais suave para percorrer", completou.
Veja também
Últimas notícias

JHC e Marina Candia escolhem primeiro hospital público de Maceió para o nascimento do segundo filho

FPI aponta falhas em carros-pipa e alerta para risco à saúde em Pão de Açúcar

Suspeito de feminicídio é preso em flagrante no Jacintinho

Relator da CPMI do INSS, Alfredo Gaspar afirma que seguirá o ‘rastro do dinheiro desviado’
![[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió](https://img.7segundos.com.br/k8OCN3_2lqvyGRxgC26xRArjYjY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-23-at-114853.jpeg)
[Vídeo] Colisão deixa feridos e carro virado na Avenida Afrânio Lages, em Maceió

Leonardo Dias defende alocação de recursos para pacientes sem condições de alta social no PPA e na LOA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
