Eleições

PROS registrou candidaturas de vereadores manualmente em Arapiraca

Sistema de divulgação do TSE trás 308 candidatos a vereador em Arapiraca, mas número vai aumentar

Por 7Segundos 28/09/2020 12h12 - Atualizado em 28/09/2020 12h12
PROS registrou candidaturas de vereadores manualmente em Arapiraca
Câmara Municipal de Arapiraca - Foto: Assessoria

O sistema de divulgação de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (DivulgaCand) traz, na manhã deste segunda-feira (28) 308 candidatos a vereador em Arapiraca, número inferior ao esperado conforme as convenções partidárias ocorridas no início do mês. O sistema traz um total de 308 candidatos à Câmara Municipal de Arapiraca, excluindo nomes do PV e do PROS, que conforme as atas das convenções registrariam, cada um 23 candidaturas proporcionais.

O vereador Thiago ML, que é presidente do diretório PROS em Arapiraca, explicou que devido a uma sobrecarga no sistema de protocolo de candidaturas pela internet, o partido precisou fazer o registro das candidaturas manualmente no cartório eleitoral de Arapiraca no sábado (26), último dia do prazo para o registro das candidaturas. 

"Como foi feito manualmente, demora um pouco mais para entrar no sistema, mas acreditamos que até a tarde desta segunda, nossos candidatos estarão todos lá", ressaltou.

Alguns partidos reduziram a quantidade de candidatos registrados para a disputa,
como é o caso do PSC, que perdeu um dos pré-candidatos, o Eraldo Cajuru, que faleceu antes de protocolar a candidatura. A reportagem não conseguiu contato com o PV.

Além de Thiago ML, o PROS conta ainda com mais quatro vereadores de mandato que irão disputar a reeleição: Jario Barros, atual presidente da Câmara de Vereadores; e ainda Marcos Caetano, Melquisedec de Oliveira, e Willomarks Magalhães.

Do total de 17 vereadores da atual legislatura - a partir de 2021 esse número sobe para 19 - apenas dois não disputam a reeleição: Gilvânia Barros (Solidariedade), que é candidata na majoritária e Edvânio do Zé Baixinho (PSDB), que no último dia 20 anunciou por meio de nota, que desistiu da candidatura devido a problemas de saúde e motivos pessoais.

Enquanto isso, outros ex-vereadores, retornam à disputa, como João dos Santos e Clarindo Lopes (Republicanos), Sidney Vieira Barbosa (PSL), Josias Albuquerque e José Carlos Braz (MDB), entre outros.