Uneal vai recorrer da decisão que anulou título de doutor concedido a Lula
Por meio de nota, reitor afirma que decisão do juiz fere a autonomia das universidades

A Universidade Estadual de Alagoas vai entrar com recurso contra a decisão do juiz da 4ª Vara Cível de Arapiraca, Carlos Bruno de Oliveira Ramos, que anulou o título de doutor honoris causa concedido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2017. Por meio de nota, o reitor Odilon Máximo afirma que o setor jurídico já foi acionado sobre a questão.
"A sentença da 4ª Vara Cível de Arapiraca não somente afronta o Conselho Superior da instituição. órgão máximo que aprovou o título honorífico, mas também fere a Constituição Federal, que garante autonomia às universidades brasileiras", declara a nota assinada pelo reitor.
O título honorífico concedido a Lula não era um fato muito lembrado em Alagoas até a decisão do juiz Carlos Bruno, três anos depois de o Ministério Público Estadual pedir o arquivamento do processo, ajuizado pela atual candidata a vereadora por Maceió, Maria Tavares Ferro (PSDB), na época em que a honraria foi concedida.
De acordo com a autora da ação, a concessão do título feria "a moralidade administrativa". Na época em que recebeu o título, Lula havia sido condenado pelo caso do apartamento triplex no Guarujá, na Operação Lava Jato.
O pedido de liminar foi negado e Lula recebeu o título das mãos do então reitor da Uneal, Jairo Campos, em 23 de agosto de 2017, numa solenidade que reuniu uma multidão e que chegou a ser comparada a um comício político. O ex-presidente e a Uneal também rebateram judicialmente as alegações da vereadora, que não apresentou réplica à Justiça e por isso o MP recomendou o arquivamento do processo.
O juiz Carlos Bruno, no entanto, decidiu desarquivar o processo e julgar o mérito. Em sua decisão, o magistrado afirma que "não é razoável nem atende à moralidade administrativa conceder honraria a alguém condenado judicialmente e que ainda responde a outras ações penais”. A anulação do título teve grande repercussão e foi veiculada até em revista de circulação nacional.
Leia, na íntegra, a nota oficial da Uneal:
Diante da notícia da anulação, por decisão da 4ª Vara Cível de Arapiraca, do título de doutor honoris causa concedido pela Universidade Estadual de Alagoas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Uneal comunica que irá recorrer da decisão.
A sentença da 4ª Vara Cível de Arapiraca não somente afronta o Conselho Superior da instituição, órgão máximo que aprovou o título honorífico, mas também fere a Constituição Federal, que garante autonomia às universidades brasileiras. Em resposta à decisão, o setor jurídico da Uneal já foi acionado e tomará as medidas judiciais cabíveis.
Odilon Máximo de Morais
Reitor da Universidade Estadual de Alagoas
Últimas notícias

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste

Polícia flagra adolescente de 14 anos pilotando motocicleta em Colônia Leopoldina

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió

Carro sai da pista, capota e deixa duas pessoas feridas na BR-101, em Novo Lino

Prefeitura de Palmeira dos Índios intensifica reparos em áreas afetadas pelo tráfego pesado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
