Uneal vai recorrer da decisão que anulou título de doutor concedido a Lula
Por meio de nota, reitor afirma que decisão do juiz fere a autonomia das universidades
A Universidade Estadual de Alagoas vai entrar com recurso contra a decisão do juiz da 4ª Vara Cível de Arapiraca, Carlos Bruno de Oliveira Ramos, que anulou o título de doutor honoris causa concedido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2017. Por meio de nota, o reitor Odilon Máximo afirma que o setor jurídico já foi acionado sobre a questão.
"A sentença da 4ª Vara Cível de Arapiraca não somente afronta o Conselho Superior da instituição. órgão máximo que aprovou o título honorífico, mas também fere a Constituição Federal, que garante autonomia às universidades brasileiras", declara a nota assinada pelo reitor.
O título honorífico concedido a Lula não era um fato muito lembrado em Alagoas até a decisão do juiz Carlos Bruno, três anos depois de o Ministério Público Estadual pedir o arquivamento do processo, ajuizado pela atual candidata a vereadora por Maceió, Maria Tavares Ferro (PSDB), na época em que a honraria foi concedida.
De acordo com a autora da ação, a concessão do título feria "a moralidade administrativa". Na época em que recebeu o título, Lula havia sido condenado pelo caso do apartamento triplex no Guarujá, na Operação Lava Jato.
O pedido de liminar foi negado e Lula recebeu o título das mãos do então reitor da Uneal, Jairo Campos, em 23 de agosto de 2017, numa solenidade que reuniu uma multidão e que chegou a ser comparada a um comício político. O ex-presidente e a Uneal também rebateram judicialmente as alegações da vereadora, que não apresentou réplica à Justiça e por isso o MP recomendou o arquivamento do processo.
O juiz Carlos Bruno, no entanto, decidiu desarquivar o processo e julgar o mérito. Em sua decisão, o magistrado afirma que "não é razoável nem atende à moralidade administrativa conceder honraria a alguém condenado judicialmente e que ainda responde a outras ações penais”. A anulação do título teve grande repercussão e foi veiculada até em revista de circulação nacional.
Leia, na íntegra, a nota oficial da Uneal:
Diante da notícia da anulação, por decisão da 4ª Vara Cível de Arapiraca, do título de doutor honoris causa concedido pela Universidade Estadual de Alagoas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Uneal comunica que irá recorrer da decisão.
A sentença da 4ª Vara Cível de Arapiraca não somente afronta o Conselho Superior da instituição, órgão máximo que aprovou o título honorífico, mas também fere a Constituição Federal, que garante autonomia às universidades brasileiras. Em resposta à decisão, o setor jurídico da Uneal já foi acionado e tomará as medidas judiciais cabíveis.
Odilon Máximo de Morais
Reitor da Universidade Estadual de Alagoas
Últimas notícias
Especialista dá dicas de como vender mais serviços de clínica de recuperação com estratégias eficazes
Alfredo Gaspar celebra Marco Legal contra o Crime Organizado
Inep antecipa divulgação e gabarito do Enem sai na quarta (19)
Após aprovação na Câmara, Fabio Costa afirma que PL Anticrime marca avanço contra a impunidade
Teca Nelma cobra esclarecimentos sobre impacto da liquidação do Banco Master na aposentadoria dos servidores
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
