Alunos de Arapiraca encerram ciclos de capacitação de projetos do MP e recebem certificados
Entrega de certificados ocorreu nesta quinta-feira(22)
Na tarde desta quinta-feira (22) cerca de 100 adolescentes e 55 adultos receberam, a certificação após participaram dos projetos Recomeçar e MP Empoderador desenvolvidos pelo Ministério Público Estadual (MPAL). As cerimônias foram realizadas no Ginásio do Sesc de Arapiraca.
Os jovens concluíram os cursos de informática básica, assistente administrativo e assistente de marketing e vendas. Todos eles foram ofertados graças a parceria formalizada entre o Ministério Público, a Fecomércio e o sistema S, a exemplo do Senac, além das várias empresas da cidade.
Os adolescentes beneficiados vivem em condições de vulnerabilidade social e foram escolhidos justamente para que lhes fosse oferecida a oportunidade de uma capacitação. “Esse é um projeto que tem uma missão muito nobre: oferecer uma chance ao adolescente que vive numa situação vulnerável e de risco de entrar no mercado de trabalho", declarou o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.
O projeto Recomeçar quando começou, acolhia apenas adolescentes infratores, em conflito com a lei, na tentativa de oferecer a eles uma qualificação profissional para que não mais praticassem qualquer ato infracional. Mas, logo ele cresceu e passou a beneficiar também jovens que vivem em condição de vulnerabilidade social. "Enxergamos que esse público também precisava de ajuda e fomos em busca de capacitação, o que conseguimos graças a sensibilidade de todos os nossos parceiros", afirmou a promotora Viviane Karla Farias.

MP Empoderador
Já durante a noite, aconteceu a solenidade de encerramento da primeira fase do projeto MP Empoderador, coordenado pelo subprocurador-geral administrativo institucional, Válter Acioly.
Com a conclusão do “Curso de Técnicas de Autocomposição”, voluntários foram capacitados para atuar na resolução consensual de conflitos no bairro Planalto. Ao todo, foram 100 horas/aula ministradas, sendo 40 horas teóricas e mais 60 horas práticas.
“Entre outubro de 2019 e fevereiro deste ano, selecionados moradores do Planalto com perfil de atuar na mediação de conflitos, de forma que eles se tornassem multiplicadores da cultura da paz. É uma capacitação que entendemos ser importantes porque isso resulta na resolução de problemas que deixam de ir parar na justiça. Uma nova capacitação ocorrerá, no bairro Manoel Teles”, anunciou Válter Acioly.
O promotor Rogério Paranhos, que também integra o projeto, ressaltou o caráter voluntário do MP Empoderador. “Todos os mediadores de conflito são voluntários dispostos a ver a realidade da sua comunidade transformada por meio da implantação da cultura da paz. O MP Empoderador quer exatamente isso: fazer com que deixemos as diferenças de lado em prol da resolução de conflitos”, disse ele.
Veja também
Últimas notícias
Comoção e revolta marcam enterro de jovem morta durante tentativa de venda de drone em São Paulo
Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 221 milhões e critica impunidade na CPMI do INSS
TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
Castro defende no STF operação que deixou mais de 120 mortos no Rio
Secretaria de Estado da Saúde dá início à Campanha Novembro Roxo
Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
