Juiz eleitoral investiga compra de votos e servidores fantasmas na prefeitura de Palestina
Acusações envolvem candidato a prefeito, o vice e a atual prefeita
Uma ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), proposta no último dia 27 de outubro, envolve o candidato a prefeito, o comerciante José Djalma Gonçalves da Silva (Republicano), o ‘Jaime do Mercado’, e o vice, Onofre Costa da Silva (PROS), o ‘Nah Ferrary’.
Consta na AIJE que a Prefeitura de Palestina, atualmente sob o comando da prefeita Eliane Silva Lisboa, a ‘Lane Cabudo’, para beneficiar Jaime e ‘Nah Ferrary’, seus candidatos à sucessão, foi transformada em cabide de emprego, assegurando o financiamento e a compra de apoio político.
Na denúncia são expostos à Justiça Eleitoral diversas práticas de crimes, dentre elas a inclusão na folha de pagamento do município de parentes e aliados de ‘Jaime do Mercado’ e seu vice. Ainda na mesma denúncia chama a atenção que na relação de contratados aparecem além do candidato a prefeito e o vice, a mulher de Jaime, Rosilda Feitosa; o filho, José Douglas; as irmãs Marineide Gonçalves e Quitéria Gonçalves; dois empregados, José Batista e Eliane Bezerra, que trabalham em um dos empreendimentos comerciais de Jaime e uma amiga próxima de Jaime, Eluza Soares. Todos, ainda conforme a denúncia, nunca trabalharam nos setores que foram lotados.
Em um dos trechos do documento, já em poder da Justiça Eleitoral, é citado que o candidato a vice, ‘Nah Ferrary’, teria participado de um suposto encontro, em 28 de junho do ano passado. para aceitar ser vice na chapa de Jaime em troca de uma quantia em dinheiro.
Também no processo, consta que em 1º de julho do ano passado, três dias após o encontro de ‘Nah Ferrary’, Jaime e o marido da prefeita, dois filhos do vice-candidato a prefeito, Onofre Costa da Silva Júnior e Velania Carla Melo da Silva Santos, foram contratados pelo município. Mas igualmente a outros casos semelhantes, os irmãos Onofre e Velania, embora recebessem mensalmente seus salários, nunca foram vistos trabalhando na secretaria que foram lotados.
Também são investigadas as contratações pela Prefeitura de Palestina, em 1º de setembro de 2019, de Euflázio Alves Nogueira Filho, o ‘Flauzinho’, candidato nas eleições em 2016, pelo grupo contrário a Jaime, da mãe dele e das irmãs.
O juiz eleitoral Edivaldo Landeosi, da 11ª Zona Eleitoral, solicitou da prefeita a relação atualizada de todos os servidores, efetivos e comissionados; cópias das leis municipais de criação dos cargos públicos; da lei que disponha sobre a estrutura administrativa da prefeitura; da lei que fixa o valor dos vencimentos dos servidores públicos efetivos e comissionados e da lei que autoriza a contratação de servidores em caráter temporário, além das cópias das imagens das câmeras de segurança instaladas na sede da Prefeitura e em frente aos estabelecimentos comerciais de ‘Jaime do Mercado’.
Caso as acusações sejam comprovadas pela Justiça, devem ter seus registros de candidatura cassados e se tornarem inelegíveis pelo período de oito anos.
Últimas notícias
Prisão de ex-presidente do INSS após delação de empresário confirma dimensão do escândalo, diz Deputado Federal Delegado Fabio Costa
Deputado Delegado Leonam propõe sessão especial na Assembleia para discutir desafios da água e do saneamento em Alagoas
Serial killer de Alagoas é condenado a mais 24 anos e eleva pena total para 150 anos de prisão
Jovem é alvejado a tiros em via pública no bairro Clima Bom, em Maceió
Estudantes de Girau do Ponciano participam de prova para seleção de intercâmbio pelo projeto Futura’s Passport
‘Ao confessar os crimes, Albino demonstra a sua bondade’, diz advogado durante 6º julgamento de serial killer
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
