Morre aos 91 anos o forrozeiro Josa, o Vaqueiro do Sertão
O artista muito querido em Alagoas faleceu nesta terça-feira (10) em Aracaju
Morreu nesta terça-feira (10), em Aracaju, o forrozeiro “Josa, o Vaqueiro do Sertão”. José Gregório Ribeiro era seu nome de batismo e tinha 91 anos. Josa, grande defensor da cultura nordestina, já havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e tinha alzheimer há alguns anos.
Ele faleceu em sua residência na capital sergipana, mas o será sepultado em sua cidade natal, Simão Dias, no final da tarde desta terça-feira.
“Meu pai partiu igual a minha mãe: dormindo como um anjo”, diz emocionada a filha Joseane de Josa. Ela explica que há mais de 10 anos o pai lutava contra o Alzheimer. “Infelizmente além dessa doença o meu pai também enfrentava dificuldades após um AVC que ele teve em 2004. Hoje ele descansou”, lamenta.
A carreira
José Gregório Ribeiro, nasceu em Simão Dias e se tornou um vaqueiro muito famoso na região devido à habilidade na arte de amansar animais. Ele também foi vendedor de frutas na feira da cidade, militar e costureiro. Mas foi a arte de compor, cantar e tocar sanfona que projetou Josa para o universo artístico e o transformou em um dos principais nomes da cultura sergipana. Com mais de 50 anos de carreira e mais de 300 composições registradas.
No auge de sua carreira musical, ele fez várias turnês e chegou a se apresentar no programa de Abelardo Barbosa, o “Chacrinha”, no Rio de Janeiro/RJ. Josa também teve suas composições regravadas por cantores respeitados no forró, a exemplo de Clemilda, Alcimar Monterio, Mestre Zinho do Acordeon, Erivaldo de Carira, Zé Américo, Jailson do Acordeon, dentre outros.
Em março de 2019, o artista foi homenageado com um lançamento de um documentário sobre a sua carreira. A produção cinematográfica registra a memória do sanfoneiro e foi resultado de 20 anos de pesquisa.
Em Arapiraca, principalmente no auge de sua carreira entre as décadas

de 70 e 80, Josa fez várias apresentações. Também em Arapiraca, sempre teve uma grande amizade com o artista Afrísio Acácio.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
