Arapiraca

Morre aos 91 anos o forrozeiro Josa, o Vaqueiro do Sertão

O artista muito querido em Alagoas faleceu nesta terça-feira (10) em Aracaju

Por 7Segundos com portais 10/11/2020 13h01
Morre aos 91 anos o forrozeiro Josa, o Vaqueiro do Sertão
Josa, o Vaqueiro do Sertão morreu aos 91 anos - Foto: Reprodução

Morreu nesta terça-feira (10), em Aracaju, o forrozeiro “Josa, o Vaqueiro do Sertão”. José Gregório Ribeiro era seu nome de batismo e tinha 91 anos. Josa, grande defensor da cultura nordestina, já havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e tinha alzheimer há alguns anos.

Ele faleceu em sua residência na capital sergipana, mas o será sepultado em sua cidade natal, Simão Dias, no final da tarde desta terça-feira.

“Meu pai partiu igual a minha mãe: dormindo como um anjo”, diz emocionada a filha Joseane de Josa. Ela explica que há mais de 10 anos o pai lutava contra o Alzheimer. “Infelizmente além dessa doença o meu pai também enfrentava dificuldades após um AVC que ele teve em 2004. Hoje ele descansou”, lamenta.


A carreira

José Gregório Ribeiro, nasceu em Simão Dias e se tornou um vaqueiro muito famoso na região devido à habilidade na arte de amansar animais. Ele também foi vendedor de frutas na feira da cidade, militar e costureiro. Mas foi a arte de compor, cantar e tocar sanfona que projetou Josa para o universo artístico e o transformou em um dos principais nomes da cultura sergipana. Com mais de 50 anos de carreira e mais de 300 composições registradas.

No auge de sua carreira musical, ele fez várias turnês e chegou a se apresentar no programa de Abelardo Barbosa, o “Chacrinha”, no Rio de Janeiro/RJ. Josa também teve suas composições regravadas por cantores respeitados no forró, a exemplo de Clemilda, Alcimar Monterio, Mestre Zinho do Acordeon, Erivaldo de Carira, Zé Américo, Jailson do Acordeon, dentre outros.

Em março de 2019, o artista foi homenageado com um lançamento de um documentário sobre a sua carreira. A produção cinematográfica registra a memória do sanfoneiro e foi resultado de 20 anos de pesquisa.


Em Arapiraca, principalmente no auge de sua carreira entre as décadas

de 70 e 80, Josa fez várias apresentações. Também em Arapiraca, sempre teve uma grande amizade com o artista Afrísio Acácio.