Morre aos 91 anos o forrozeiro Josa, o Vaqueiro do Sertão
O artista muito querido em Alagoas faleceu nesta terça-feira (10) em Aracaju

Morreu nesta terça-feira (10), em Aracaju, o forrozeiro “Josa, o Vaqueiro do Sertão”. José Gregório Ribeiro era seu nome de batismo e tinha 91 anos. Josa, grande defensor da cultura nordestina, já havia sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e tinha alzheimer há alguns anos.
Ele faleceu em sua residência na capital sergipana, mas o será sepultado em sua cidade natal, Simão Dias, no final da tarde desta terça-feira.
“Meu pai partiu igual a minha mãe: dormindo como um anjo”, diz emocionada a filha Joseane de Josa. Ela explica que há mais de 10 anos o pai lutava contra o Alzheimer. “Infelizmente além dessa doença o meu pai também enfrentava dificuldades após um AVC que ele teve em 2004. Hoje ele descansou”, lamenta.
A carreira
José Gregório Ribeiro, nasceu em Simão Dias e se tornou um vaqueiro muito famoso na região devido à habilidade na arte de amansar animais. Ele também foi vendedor de frutas na feira da cidade, militar e costureiro. Mas foi a arte de compor, cantar e tocar sanfona que projetou Josa para o universo artístico e o transformou em um dos principais nomes da cultura sergipana. Com mais de 50 anos de carreira e mais de 300 composições registradas.
No auge de sua carreira musical, ele fez várias turnês e chegou a se apresentar no programa de Abelardo Barbosa, o “Chacrinha”, no Rio de Janeiro/RJ. Josa também teve suas composições regravadas por cantores respeitados no forró, a exemplo de Clemilda, Alcimar Monterio, Mestre Zinho do Acordeon, Erivaldo de Carira, Zé Américo, Jailson do Acordeon, dentre outros.
Em março de 2019, o artista foi homenageado com um lançamento de um documentário sobre a sua carreira. A produção cinematográfica registra a memória do sanfoneiro e foi resultado de 20 anos de pesquisa.
Em Arapiraca, principalmente no auge de sua carreira entre as décadas

de 70 e 80, Josa fez várias apresentações. Também em Arapiraca, sempre teve uma grande amizade com o artista Afrísio Acácio.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
