PF encontra ouro em lixeira durante operação contra garimpo ilegal em RR
Dupla suspeita de ser responsável pelo garimpo na área indígena possui balsas e maquinário para extração de ouro e, segundo a PF, recrutava e gerenciava garimpeiros e mergulhadores

A Polícia Federal começou a cumprir na manhã desta quinta-feira (25) em Roraima três mandados de busca e apreensão contra um trio suspeito de coordenar o garimpo ilegal na Terra Yanomami. Durante as buscas, os agentes encontraram ouro escondido em uma lixeira que estava em um banheiro.
As investigações da PF apontam que uma dupla, suspeita de ser responsável pelo garimpo na área indígena, conta com balsas e um maquinário para extração de ouro na região. Segundo a corporação, eles são responsáveis por recrutar e gerenciar garimpeiros e mergulhadores.
A PF informou ainda, que, além da própria exploração do garimpo na região, os suspeitos seriam responsáveis pela logística e pelo envio de insumos e materiais para viabilizarem o crime de outros garimpeiros da região, como o terceiro suspeito alvo da operação de hoje.
Eles também seriam responsáveis, de acordo com a investigação, por enviar itens como combustíveis, alimentos e equipamentos, dos quais dependem as atividades mineradoras ilícitas.
Investigações desde 2018
De acordo com a PF, as investigações começaram em 2018, quando o Exército abordou dois suspeitos que estavam em um caminhão levando pessoas, mantimentos e materiais às margens do Rio Uraricoera, região de garimpo ilegal.
Os três mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Roraima, após representação da Autoridade Policial e manifestação favorável do Ministério Público Federal.
O nome, Operação Rêmora, faz alusão um peixe que estabelece relação de comensalismo com predadores maiores e mais capazes e sobreviverem graças às sobras alimentares destes, em situação análoga à dependência dos "pequenos" garimpeiros às atividades dos maiores.
Veja também
Últimas notícias

Em rede nacional, Lula chama aliados de Trump de “traidores” e nega práticas desleais

Vereador Bero do Jardim é encontrado morto horas após assassinato em via pública

Prefeita Ceci acompanha início da Operação Tapa-Buraco em Atalaia

Doou dinheiro para motorista que forjou sequestro? Polícia orienta o que fazer

Em carta a Bolsonaro, Trump defende fim imediato de julgamento do STF

Justiça toma decisão sobre vídeo de homem exposto por traições no RS
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
