PF encontra ouro em lixeira durante operação contra garimpo ilegal em RR
Dupla suspeita de ser responsável pelo garimpo na área indígena possui balsas e maquinário para extração de ouro e, segundo a PF, recrutava e gerenciava garimpeiros e mergulhadores
A Polícia Federal começou a cumprir na manhã desta quinta-feira (25) em Roraima três mandados de busca e apreensão contra um trio suspeito de coordenar o garimpo ilegal na Terra Yanomami. Durante as buscas, os agentes encontraram ouro escondido em uma lixeira que estava em um banheiro.
As investigações da PF apontam que uma dupla, suspeita de ser responsável pelo garimpo na área indígena, conta com balsas e um maquinário para extração de ouro na região. Segundo a corporação, eles são responsáveis por recrutar e gerenciar garimpeiros e mergulhadores.
A PF informou ainda, que, além da própria exploração do garimpo na região, os suspeitos seriam responsáveis pela logística e pelo envio de insumos e materiais para viabilizarem o crime de outros garimpeiros da região, como o terceiro suspeito alvo da operação de hoje.
Eles também seriam responsáveis, de acordo com a investigação, por enviar itens como combustíveis, alimentos e equipamentos, dos quais dependem as atividades mineradoras ilícitas.
Investigações desde 2018
De acordo com a PF, as investigações começaram em 2018, quando o Exército abordou dois suspeitos que estavam em um caminhão levando pessoas, mantimentos e materiais às margens do Rio Uraricoera, região de garimpo ilegal.
Os três mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Roraima, após representação da Autoridade Policial e manifestação favorável do Ministério Público Federal.
O nome, Operação Rêmora, faz alusão um peixe que estabelece relação de comensalismo com predadores maiores e mais capazes e sobreviverem graças às sobras alimentares destes, em situação análoga à dependência dos "pequenos" garimpeiros às atividades dos maiores.
Veja também
Últimas notícias
Homem é preso após polícia flagrar agressões contra mulher dentro de casa, na Jatiúca
Imagens mostram momento da colisão entre ônibus e carro na AL-101 Norte, em Maragogi
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
