Arapiraca registra 1.001 casos de Covid-19 em novembro, mas tem ligeira redução de casos ativos
Com população mais relaxada, município estar no novo pico da pandemia
As atividades de campanha eleitoral, a black friday e as promoções de fim de ano que levam a um aumento no movimento do comércio e do shopping e as aglomerações em bares, restaurantes e outros espaços públicos de Arapiraca, muitas vezes sem respeito ao distanciamento social e ao uso de máscara de proteção, levaram 1.001 arapiraquenses a testarem positivo e 15 morrerem em decorrência da Covid-19 no município.
Até mesmo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirma que em Alagoas, a população relaxou nas medidas de proteção contra o coronavírus. Em entrevista ao 7Segundos há uma semana, a coordenadora da Central de Triagem Isa Castro, Jaqueline Barbosa afirmou que novembro poderia ser o segundo pior mês da pandemia em Arapiraca.
Conforme dados extraídos dos Boletins Epidemiológicos divulgados pela prefeitura de Arapiraca, houve um aumento na procura por atendimento e por testes na rede pública e particular de saúde do município neste período.
Mas, em meio a isso tudo, uma informação um pouco animadora: a quantidade de casos ativos - ou de pessoas que estão enfrentando o coronavírus neste momento - teve uma ligeira queda neste período. Um mês atrás esse número era de 571 e caiu para 488. Ou seja, Arapiraca tem, neste início de dezembro, 83 pessoas a menos se tratando da Covid-19 em casa ou em hospitais, que no início do mês anterior
Esses números são uma comparação dos dados divulgados pela prefeitura de Arapiraca nos dias 1º de dezembro e 1º de novembro. No início do mês passado, a busca por testes rápidos aplicados na Unidade Sentinela, Central de Triagem, Lacen e laboratórios particulares foi 42 pacientes e, destes 20 tiveram resultado positivo para coronavírus. Na última atualização do boletim, ontem (1º de dezembro), a procura por atendimento mais que dobrou, chegando a 97, mas a quantidade de casos positivos - foram 23 - se manteve no mesmo patamar.
Nesta segunda, o total de casos positivos para Covid-19 em Arapiraca chegou a 13.468, que corresponde quase a população do bairro Brasília, um dos mais populosos do município. Desde o início da pandemia, o novo coronavírus provocou a morte de 235 pessoas no município.
Os 488 casos ativos de Covid-19, no entanto, demonstram que Arapiraca continua a ser um dos pontos mais críticos da pandemia em Alagoas. Esse número corresponde a um terço, ou 33% da quantidade de casos ativos do Estado, que é de 1.453, conforme os dados de segunda.
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
Moraes autoriza Mauro Cid a comparecer ao aniversário da avó
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
