STF nega prisão domiciliar a índio preso por atacar policiais após ter filho morto
Indígena foi condenado por crime de sequestro e tortura de policiais militares após Massacre de Caarapó

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal negou, por maioria, recurso de um índio da etnia guarani-kaiowá condenado em duas ações penais por crimes de sequestro e tortura de policiais militar após episódio conhecido como "Massacre de Caarapó", em que um grupo de 70 pessoas, composto por fazendeiros e pistoleiros, invadiu uma aldeia em Caarapó (MS). O ataque culminou em diversos índios feridos e mortos, incluindo o filho do réu e um agente de saúde indígena.
O recurso foi apresentado pela Defensoria Pública da União, que alegava a necessidade de prisão domiciliar em razão da pandemia do novo coronavírus. Nos autos, os defensores apontaram que o índio era idoso, diabético e hipertenso, além de portador de doenças degenerativas.
A então relatora do caso, ministra Rosa Weber, conheceu, de ofício, o recurso da DPU e se manifestou pela conversão da prisão preventiva em domiciliar, determinando que a cautelar fosse cumprida nos limites da aldeia ou no posto da Fundação Nacional do Índio (Funai) mais próxima. A ministra pontuou ainda que os fazendeiros responsáveis pelo "Massacre de Caarapó" respondem em liberdade. Ela foi acompanhada pelo decano, ministro Marco Aurélio Mello.
O ministro Alexandre de Moraes, porém, divergiu e disse que apesar do massacre ter sido um "crime bárbaro" contra a população indígena, o episódio não justificaria as ações do réu contra policiais militares. Nos autos, é listado que o índio, após a morte do filho, submeteu policiais militares a chutes, socos e pauladas, além de ameaças de morte com paus, facões e flechas. Moraes também destacou que o índio já foi condenado em primeira instância a 18 anos de prisão. A divergência foi acompanhada pelos ministros Luis Roberto Barroso e Dias Toffoli, formando maioria.
Últimas notícias
![[Vídeo] Secom do Governo do Estado expõe mecanismos de divulgação de notícias em Congresso da Ufal](https://img.7segundos.com.br/PQt8VMFlyH9kZtU1Tk151_3DtrY=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/renata.jpeg)
[Vídeo] Secom do Governo do Estado expõe mecanismos de divulgação de notícias em Congresso da Ufal

Policiais civis são homenageados com Comenda Fátima Pirauá por atuação em defesa da infância

Seduc realiza levantamento para avaliar danos causados pelas fortes chuvas

Alagoana Marta é eleita a melhor da história do futebol pelo IFFHS

Rodeio’s leva o sabor de Arapiraca para a live de Wesley Safadão, no Rancho do Maia

Atalaia marca presença na Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
