Cejusc da Uneal recebe nome de alagoano desaparecido durante a ditadura militar
Presidente Tutmés Airan destacou que a iniciativa é uma forma de combater à intolerância ideológica, que levou ao desaparecimento de Jayme de Miranda
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Campus VI da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) recebeu, nesta segunda-feira (7), o nome do alagoano Jayme de Miranda, desaparecido no Rio de Janeiro, em 1975, durante a Ditadura Militar.
Para o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Tutmés Airan de Albuquerque, a iniciativa também é uma forma de combater a intolerância em alta nos dias atuais e de lembrar de todos que tombaram na defesa da democracia.
''Homenagear o Jayme é homenagear uma forma de governo e sociedade que faz com que as pessoas convivam umas com as outras de forma tolerante, respeitando as diferenças. Então é dizer que nós desejamos profundamente que a intolerância ideológica, que fez desaparecer pessoas pelo simples fato de pensarem diferente, não volte mais'', disse.
Olga Miranda e Yuri Miranda, filhos do desaparecido político, não esconderam a emoção com a homenagem e destacaram o exemplo de luta por justiça social e pelos direitos humanos que o pai deu à Alagoas.
''Essa iniciativa é tão importante para nossa família e para a história de Alagoas, faz um resgate, recupera uma pessoa que se doou para o estado, para o progresso, para a igualdade, liberdade e foi tão perseguido na época em que aqui viveu. Infelizmente é um dos desaparecidos do Brasil e nos sentimos muito emocionados diante dessa homenagem tão nobre e humanitária do Poder Judiciário'', afirmou Olga Miranda.
As atividades no centro judiciário devem começar no retorno das aulas presenciais, previstas para fevereiro de 2021. O Cejusc da Uneal atuará em conflitos com grandes litigantes, como Equatorial, empresas de telefonia e bancos, por exemplo. As mediações serão acompanhadas pelos estudantes de Direito, a partir do 7º período, assistidos por mediadores e conciliadores formados.
Veja também
Últimas notícias
Governo do Estado antecipa salários de servidores para esta quarta-feira
Corpo é encontrado em Maceió e pode ser de jovem desaparecido no Vergel do Lago
Homem é preso com arma em bar de Maceió e mostra carteira de estágio da OAB para se livrar
[Video] Cibele Moura celebra implantação de ensino bilíngue em escola de Paripueira
[Vídeo] Polícia prende em São Paulo acusado de latrocínio ocorrido no Sertão de Alagoas
Madrasta que jogou enteado do 4º andar enquanto ele dormia começa a ser julgada em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
