Senado tenta reincluir Gil, Milton e outras personalidades negras em lista de notáveis
O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, publicou na semana passada a lista dos nomes excluídos
O Senado deve votar nesta quarta-feira (9) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 510/20, do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), cujo objetivo é de sustar os efeitos da portaria publicada na semana passada que excluiu 29 nomes da Lista de Personalidades Negras da Fundação Palmares e estabeleceu novas diretrizes para inclusão de novos nomes.
Entre os excluídos estão artistas com grande contribuição cultural ao país como Gilberto Gil, Milton Nascimento, Elza Soares, Martinho da Vila, Sandra de Sá, Alaíde Costa e Leci Brandão, a escritora Conceição Evaristo e esportistas como Joaquim Cruz e Servílio de Oliveira, além de políticos, como Paulo Paim, Marina Silva e Benedita da Silva (veja a lista completa mais abaixo).
O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, publicou na semana passada a lista dos nomes excluídos e afirmou que a partir de agora a lista só faria homenagens póstumas. "Todos os que foram excluídos podem voltar um dia, pelo critério contribuição histórica. Basta merecer", escreveu Camargo em um tuíte.
Veja a relação de nomes excluídos:
Ádria SantosAlaíde CostaBenedita da SilvaConceição EvaristoElza SoaresEmanoel de AraújoGilberto GilGivânia Maria da SilvaJanete Rocha PietáJaneth dos Santos ArcainJoaquim Carvalho CruzJurema da SilvaLéa Lucas Garcia de AguiarLeci BrandãoLuislinda de ValoisMadame SatãMarina SilvaMartinho da VilaMelânia LuzMilton NascimentoPaulo PaimPetronilha Beatriz Gonçalves e SilvaSandra de SáServílio de OliveiraSueli CarneiroTerezinha GuilherminaVanderlei Cordeiro de LimaVovô do IlêZezé Motta
Autor do projeto, o senador Alessandro Vieira diz que o Congresso precisa deixar claro para a sociedade que não aceita "revisionismo ideológico". "É preciso respeitar a história das pessoas, resgatar a história verdadeira desse Brasil, e especialmente de um povo que tanto foi perseguido, e ainda é, pelo racismo. Não dá para você virar as costas para essa prática, que é de cunho ideológico, que é negativa, que prejudica a nossa nação."
Se passar pelo Senado, a proposta será enviada à Câmara. Caso o texto também seja aprovado pelos deputados, a portaria de Sergio Camargo estará derrubada e todos os nomes excluídos serão reintegrados à lista.
Últimas notícias
Rio reconhece validade civil de casamentos na Umbanda e no Candomblé
Pam Salgadinho disponibiliza prótese mamária externa para mulheres mastectomizadas
Médico do Hospital Ib Gatto Falcão alerta sobre cuidados para evitar quedas, febre e infecções em crianças nas férias
Avó de Rico Melquiades denuncia violência cometida pelo ex-genro
Poste pega fogo na rua São José, no bairro do Jacintinho
Homem de 45 anos morre afogado em barragem no Sítio Manoel Gomes, em Coité do Noia
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
