Casal descumpre decisão judicial sobre reparos em vias públicas de Arapiraca
Justiça pode determinar multa para a empresa
A responsabilidade sobre cobrir os buracos e refazer a pavimentação após obras de repatos e manutenção executadas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) é uma polêmica antiga entre a empresa e a prefeitura de Arapiraca. Mas, quatro meses depois de a 2ª Vara Cível do município determinar que a Companhia é encarregada de refazer a pavimentação, a decisão não foi cumprida.
"Esse é um problema que acontece em todo Estado. Diversas vias contam com buracos deixados após reparos em tubulações e outras obras executadas pela Casal, que apesar de ser uma empresa pública, não faz a recuperação da via e deixa a obra inacabada. Mesmo após decisão da Justiça, essa prática continua", afirma Moacir Neto. Ele é o autor da ação popular ajuizada em outubro de 2019, quando ele era titular da Secretaria Executiva de Gabinete do seu pai, Rogério Teófilo.

Em 10 de agosto, a juíza da 2ª Vara, Clarissa Oliveira Mascarenhas publicou despacho conferindo tutela antecipada na ação popular e dando prazo de 60 dias para a realização dos reparos "a fim de refazer a qualidade da pavimentação anteriormente existente", conforme está descrito no documento oficial. O descumprimento da decisão pode acarretar multa para a Casal.
Moacir Teófilo explicou que a decisão de ajuizar ação contra a Companhia é decorrente dos vários problemas provocados pela falta de reparo na pavimentação das ruas de Arapiraca após a conclusão de obras.

"Os buracos deixados após as obras causam diversos transtornos, existindo até mesmo casos de acidentes de trânsito. Além disso, é também uma violação do direito do cidadão e consumidor, que paga por esse serviço e não o recebe em sua integralidade", ressaltou.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Casal, que encaminhou a seguinte nota:
"A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que possui equipes nas ruas de Arapiraca, todos os dias, fazendo a retirada de vazamentos de água que são informados à empresa pelo Call Center (0800 082 0195 ou pelo Whatsapp 98139-9892). Após retirar o vazamento, a equipe repõe o mesmo material na vala que foi aberta. Em seguida, outra equipe inclui na programação a reposição da camada final do pavimento, que somente pode ser feita após a acomodação do solo no local que foi escavado e reaterrado, o que leva alguns dias. Isso é feito para evitar depressão do solo após o pavimento refeito, o que poderia deixar irregularidades na rua. A Companhia segue, portanto, recomendações técnicas da Engenharia. A Casal reforça que qualquer morador pode informar vazamentos ou locais em que há necessidade de reposição de pavimento pelo Call Center 0800 082 0195 e esclarece que somente repõe o pavimento nos locais por ela escavados para retirar vazamentos, não sendo responsável por buracos provocados pelo desgaste natural do pavimento ou por outras causas, como chuva e passagem de veículos pesados. A respeito da Ação Popular, a Casal se manifestará nos autos, no prazo devido."
Últimas notícias
Luziápolis caminha para ser 100% pavimentada com apoio de Arthur Lira
Alunos de Maceió vivem experiência esportiva no Bear Games Nordeste
Caminhão cai em ribanceira de cinco metros na Rota do Mar
Prefeitura de Arapiraca divulga nova data das provas do concurso da Educação
Árvore cai, atinge veículo estacionado e bloqueia rua no bairro do Prado
Colisão entre carro e moto deixa jovem ferido no bairro Jardim Tropical, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
