Geral

Nada de óculos escuros! Saiba como observar eclipse solar de hoje

Em São Paulo, o eclipse poderá ser visto a partir 12h45

Por Uol 14/12/2020 06h06
Nada de óculos escuros! Saiba como observar eclipse solar de hoje
Nada de óculos escuros! Saiba como observar eclipse solar de hoje - Foto: Rodrigo Garrido / Reuters

Em tempos de confinamento, um espetáculo da natureza ajuda a tirar um pouco a monotonia, certo? Então pode comemorar. Nesta segunda-feira (14) acontece um eclipse solar, um dos fenômenos mais aguardados por entusiastas da astronomia.

O eclipse solar ocorre quando a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol, ocultando, de forma total ou parcial, a sua luz. Mas não se anime tanto. Somente em algumas regiões do Chile e Argentina será possível observar o eclipse em sua totalidade — quando o diâmetro aparente da Lua fica maior que o do Sol, bloqueando toda a luz solar direta. Aqui no Brasil, ele só será visto parcialmente em algumas cidades do fim da manhã até o início da tarde.

"Um eclipse do Sol é sempre visto como total em apenas uma estreita faixa sobre a superfície da Terra. Dessa vez, será somente no sul do Oceano Pacífico, sul do Oceano Atlântico e em uma pequena região do Chile e da Argentina", explica a pesquisadora do Observatório Nacional Josina Oliveira.

O eclipse será visto como parcial no Oceano Pacífico, centro e sul da América do Sul, região do extremo sudoeste da África e na Antártica. No Brasil especificamente, será visto parcialmente nas regiões Sul, Sudeste e partes das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Quanto mais ao sul, maior será a porção do disco do sol que será escurecida.

O site Time and Date informa se vai ser possível observar o fenômeno na sua cidade. Na cidade de São Paulo, por exemplo, o eclipse parcial terá início às 12h45, atingirá o seu ápice (32% de ocultação do disco solar) às 14h05 e será finalizado às 15h16.