Justiça

Justiça determina transferência de bebê do Hospital Regional para UTI pediátrica em Maceió

Em caso de descumprimento, governo do estado paga multa diária de R$ 2 mil

Por 7Segundos 23/12/2020 08h08 - Atualizado em 23/12/2020 09h09
Justiça determina transferência de bebê do Hospital Regional para UTI pediátrica em Maceió
Justiça determina transferência de bebê do Hospital Regional para UTI pediátrica em Maceió - Foto: Arquivo pessoal

Os pais de João Arthur, de 3 meses, estão um pouco mais aliviados com a notícia que a Justiça determinou a transferência imediata do filho  para uma UTI pediátrica na capital do estado. O bebê está internado no Hospital Regional de Arapiraca. No caso de descumprimento da decisão, o Estado de Alagoas deve pagar multa diária de R$ 2 mil. A decisão ocorreu após uma ação impetrada pela Defensoria Pública do Estado (DPE).

Na decisão, o juiz André Luis Parizio Maia Paiva determina que além da multa diária, o Estado também pode ter verbas públicas bloqueadas para que se cumpra a decisão judicial. https://s3.7segundos.com.br/up..

A transferência deve ser realizada, se for necessário, em unidade aérea com equipe intensivista para acompanhar o bebê durante o trajeto de transferência.

Os pais do bebê João Santana e Andressa Barbosa afirmaram que essa decisão acalma o coração deles, pois o o filho está sofrendo sem ter o atendimento especializado que necessita em Arapiraca.

"A corrida em favor da vida do João Arthur ganhou um estímulo maior com essa decisão judicial. Tomara que a burocracia nesse tipo de procedimento não impeça a transferência imediata", pontuou o pai.

Entenda o caso 

João Arthur nasceu em setembro deste ano no Hospital Regional de Arapiraca e apresentou problemas respiratórios desde as primeiras horas do parto. 

Durante os três meses de vida realizou vários exames até que a equipe médica diagnosticasse que ele é portador de Fibrose Cística que afeta o aparelho digestivo e respiratório. 

O bebê precisa de tratamento especializado com um gastropediatra e se for necessário realizar procedimento com cirurgião pediatra, especialidades somente disponibilizadas em hospitais da capital.