Geral

Funcionários da Prefeitura de Arapiraca trabalharam o mês de dezembro mas são pegos de surpresa com exoneração

Sindicato afirma que os funcionários exonerados tem direito ao salário

Por 7Segundos 31/12/2020 08h08 - Atualizado em 31/12/2020 09h09
Funcionários da Prefeitura de Arapiraca trabalharam o mês de dezembro mas são pegos de surpresa com exoneração
Funcionários da Prefeitura de Arapiraca trabalharam o mês de dezembro mas são pegos de surpresa com exoneração - Foto: Cortesia ao 7Segundos / Pajuçara Fm Arapiraca

Os funcionários comissionados da Prefeitura de Arapiraca tiveram uma ingrata surpresa no último dia do ano: eles foram exonerados pela prefeita Fabiana Pessoa. Ou seja, os funcionários trabalharam durante todo o mês de dezembro, mas não foram avisados que seriam desligados. 

O mais revoltante dessa situação, segundo os funcionários, é que a portaria que entrou em vigor no dia 15 de dezembro, tem efeito retroativo ao dia 1º do mês. A manobra está sendo vista como uma trapaça premeditada pela prefeita.

"A prefeita deveria ter publicado essa portaria no ínicio do mês, porque a gente saberia que não iria receber o salário. Mas fomos trabalhar feito bestas, enganados por essa mulher que não tem consideração por ninguém. E agora, quem vai pagar nossas contas? ", desabafou um funcionário.

A portaria com a exoneração dos funcionários também está assinada pelo secretário municipal de Gestão Pública, Márzio Duarte Delmonni.

A presidente do Sindicado dos Servidores Públicos da Saúde de Arapiraca, Joseane Lima durante entrevista à Radio Pajuçara Fm de Arapiraca, afirmou os funcionários comissionados foram enganados.

"Eu olhei no diário municipal do município do dia 15 até hoje eu não vi nenhuma publicação dessa portaria. Mas vamos observar com mais calma e junto com o advogado do sindicato analisar esse assunto mais detalhadamente. Mas mesmo sendo exonerados, eles tem direito a receber esse salário", afirmou a sindicalista.

Josiane Lima explicou que o setor jurídico do sindicato orientou aos funcionários exonerados que esperassem até o dia 10 de janeiro para saber se o salário será pago. Caso isso não ocorra, o sindicato vai entrar na Justiça para que os servidores possam ter o direito garantido de receber os proventos, já que eles trabalharam o mês de dezembro.

A sindicalista terminou a entrevista afirmando que este foi um ano muito difícil para o trabalho dos servidores da saúde, pois trabalharam em condições precárias sem equipamento de proteção e outras problemas enfrentados pela categoria. 

"Nós temos muita pautas pendentes e sabemos que o prefeito eleito Luciano Barbosa é um gestor estratégico, muito organizado, tem um olhar sensibilizado pelo servidor, e acreditamos que vai ser diferente", finalizar.