Vereadores ameaçam criar CPI para investigar contas da Prefeitura de Palmeira dos Índios
Secretários municipais são convocados para prestarem esclarecimentos na Câmara Municipal
Na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios de 2021, realizada na manhã desta quarta-feira (13), o clima foi de questionamentos sobre a falta de transparência na Prefeitura do município. Os parlamentares chegaram a destacar que, caso os secretários municipais não compareçam ao Plenário para prestarem esclarecimentos, irão requerer uma auditoria e ameaçaram a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as contas públicas.
Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram por unanimidade o Requerimento 001/2021, de autoria da Mesa Diretora, que requer que sejam convocados os secretários municipais de Cultura e Fazenda “para prestarem informações ao Poder Legislativo no dia 22 de janeiro”. De acordo com os parlamentares, todos os membros do primeiro escalão da gestão do prefeito Júlio Cézar (PSB) deverão atender à convocação.
Durante a discussão da matéria em Plenário, o vereador Geraldinho Ribeiro (PTB) foi o primeiro a se manifestar, solicitando que uma auditoria nas contas da Prefeitura. “Precisamos saber sobre os contratos e várias coisas que acontecem no município e aqui nós não estamos sabendo. Gostaria que o presidente convocasse o jurídico dessa Casa para que fizesse uma análise na documentação que vai vir, e se possível for pedir uma auditoria para que fosse visto toda documentação da Finanças e das demais secretarias”, destacou o parlamentar.
Por sua vez, a vereadora Sheila Duarte (PT) reforçou a importância de os secretários municipais prestarem contas de suas ações e, caso haja descumprimento das convocações, seja instaurada uma CPI para investigar as contas do município. “Nós somos os fiscais do povo e, eles não se fazendo presentes, nós podemos nos unir e, quem sabe, prepararmos uma CPI porque é muito mais fácil. Mas vamos pelos meios normais, chamar os secretários, pedir todas as documentações. Eles não vindo, eu creio que o caminho é esse”, enfatizou.
A vereadora Adelaide França (PSB) também usou a palavra e concordou com os parlamentares que se manifestaram a favor da convocação dos secretários municipais e do pedido de auditoria na Prefeitura. “É de suma importância essa interação entre os Poderes Executivo e Legislativo. Vamos exercer os poderes que a população nos deu, principalmente o de fiscalizar”, disse.
O presidente do Poder Legislativo, Ronaldo Raimundo Júnior, não comentou sobre quais serão os encaminhamentos que a Mesa Diretora irá adotar referente as solicitações feitas no Plenário da Casa de Leis.
Últimas notícias
Homem é preso após polícia flagrar agressões contra mulher dentro de casa, na Jatiúca
Imagens mostram momento da colisão entre ônibus e carro na AL-101 Norte, em Maragogi
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
