Menino Carlinhos aparece na Argentina e mãe organiza retorno para Pernambuco
Após dois anos sem informações do paradeiro de Carlinhos, hoje com 13 anos, Cláudia Boudoux se prepara para ir à Argentina buscar o filho

Depois de quase dois anos, a fisioterapeuta pernambucana Cláudia Boudoux recebeu a notícia que tanto esperava: o paradeiro do filho Carlos Attias Boudoux, o Carlinhos, hoje com 13 anos, que estava desaparecido na Argentina.
Carlinhos chegou a uma delegacia de Buenos Aires por conta própria, na última terça-feira (19), afirmando ser o garoto desaparecido, segundo relataram veículos de imprensa argentinos. Agora, a mãe, que confirmou a informação à reportagem, e familiares organizam o retorno do menino para Pernambuco.
O menino e Cláudia estão sem contato desde o ano de 2015. Na época, Carlinhos havia viajado para o país vizinho para passar o Natal com o pai, o argentino Carlos Attias, e a irmã mais velha. Desde então, ele nunca devolveu o garoto.
A Polícia Federal foi acionada e uma batalha judicial foi iniciada. Em fevereiro de 2019, após dar entrada na Justiça argentina com um pedido de guarda, Claudia recebeu uma decisão favorável. Apesar disso, o menino seguia desaparecido desde então.
"Foi um momento de choque. Não estava esperando tanta alegria, uma notícia tão boa. Contei para a família, estão muito felizes", disse Cláudia à Folha de Pernambuco sobre o recebimento da notícia.
"Queria já ter ido [à Argentina], mas o Judiciário está de férias. Precisamos esperar um pouco para que o juiz possa assinar para que eu saia do país com meu filho", acrescentou a mãe.
Carlinhos passou dois dias em um lar provisório e foi encaminhado em seguida a um orfanato, onde permanece sob custódia do Conselho dos Direitos de Meninas, Meninos e Adolescentes de Buenos Aires, órgão local equivalente ao Conselho Tutelar. Agora, o garoto aguarda a chegada da mãe e familiares em um abrigo na capital argentina.

Menino Carlinhos apareceu em delegacia de Buenos Aires (Foto: Divulgação/Polícia da Cidade de Buenos Aires)
"Ele está num orfanato e isso me coloca muito debilitada. Nenhuma criança deveria estar aí, ele não é uma criança abandonada, ele tem uma mãe que procura há anos por ele. Agradeço muito a Deus, a minha família e meus amigos, que estão me apoiando", continuou Cláudia.
Em redes sociais, foi iniciada uma campanha virtual de arrecadação de fundos para a viagem à Argentina. Uma conta bancária foi disponibilizada para transferências de qualquer valor.
Em janeiro de 2020, o pai de Carlinhos foi preso por obstrução de Justiça e sequestro. Uma idosa de 80 anos tida como uma das cuidadoras temporárias de Carlinhos e um sobrinho dela também foram presos.
A mulher recebia mensalmente cerca de 7 mil pesos argentinos do pai por mês para cuidar do menino, segundo relatou à época à Folha de Pernambuco o advogado de Cláudia, Pedro Henrique Reynaldo, que presta apoio à família.
Agora, conta o advogado, Cláudia tenta um visto especial de causa humanitária para poder entrar na Argentina, uma vez que, por causa da pandemia de Covid-19, as fronteiras do país estão fechadas para estrangeiros.
“O visto deve sair esta semana e ela se programa para tentar viajar dia 31 [de janeiro]”, contou. Cláudia deve embarcar para Buenos Aires com a filha. "Fizeram uma campanha para arrecadar recursos para financiar. É bom que ela leve a filha para o Carlinhos se sentir mais acolhido", acrescentou Pedro Henrique Reynaldo.
O advogado acrescenta que a Defensoria e o Consulado em Buenos Aires disseram que a condição de saúde física do menino é boa, mas informações sobre por onde Carlinhos passou os últimos dois anos ainda não são oficiais.
"A preocupação maior é que ele passou um bom período afastado dos estudos. Será um novo desafio de readaptação já que ele saiu daqui com uns 7/8 anos. Será feito um acompanhamento psicológico com ele", continuou o advogado.
O Conselho dos Direitos de Meninas, Meninos e Adolescentes de Buenos Aires informou, na última terça-feira (19), o fim das buscas por Carlinhos através de uma publicação nas redes sociais.
"Queremos informar que foram finalizadas as buscas pelo adolescente Carlos Attias Boudoux. Agradecemos a todos que se preocuparam e colaboraram para encontrá-lo", informou o órgão em publicação no Facebook.
De acordo com informações do portal argentino Todo Noticias, Carlinhos foi achado na manhã de terça-feira (19), em "aparente bom estado de saúde". Ele entrou numa delegacia de polícia e afirmou estar perdido aos policiais.
A última vez que Carlinhos havia sido visto foi saindo da casa do pai, no bairro de Coghlan, em Buenos Aires. Ele, segundo o Todo Noticias, havia subido em uma caminhonete branca, conforme mostram imagens de uma câmera de segurança instalada próxima à residência.
Após chegar à delegacia, Carlinhos foi avaliado por um médico legista, por ordem do Juizado Nacional. Agora, as autoridades argentinas buscam determinar a participação do pai no desaparecimento de Carlinhos e o contexto da aparição do garoto na delegacia.
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos emitiu nota oficial à imprensa na tarde desta segunda-feira (25). Confira na íntegra:
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) informa que desde o sumiço do menino Carlinhos vem acompanhando os desdobramentos do caso. No momento, o secretário Pedro Eurico estuda junto às áreas técnicas competentes a possibilidade de custear o retorno do adolescente ao Recife e vem tratando da situação diretamente com a mãe Claudia Boudoux.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
