UE fecha contrato com AstraZeneca que obriga entrega de vacinas
Empresa disse na semana passada que reduziria a distribuição de doses do 1º trimestre por problemas na produção das doses
O contrato que a União Europeia fechou com a AstraZeneca para receber sua vacina contra covid-19 contém cláusulas de obrigatoriedade, disse a chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nesta sexta-feira (29) enquanto o bloco continua a pressionar a farmacêutica a entregar as remessas prometidas.
A UE está envolvida em uma disputa com a AstraZeneca, que desenvolveu sua vacina em parceria com a Universidade de Oxford britânica, desde que a empresa disse na semana passada que reduziria o suprimento no primeiro trimestre devido a problemas de produção em sua fábrica belga.
Segundo uma autoridade da UE, isto significa que o bloco receberá 31 milhões de doses no período, ou 60% menos do que o combinado inicialmente, aumentando a pressão sobre a entidade de 27 países, cujas campanhas de vacinação estão atrás das de Israel, Reino Unido e Estados Unidos.
"Existem cláusulas de obrigatoriedade, e o contrato é cristalino", disse Von der Leyen à rádio Deutschlandfunk, acrescentando que ele contém quantidades de remessas para dezembro e para os três primeiros trimestres de 2021.
"A AstraZeneca também nos garantiu explicitamente neste contrato que nenhuma outra obrigação impediria o cumprimento do contrato", disse.
Os comentários de Von der Leyen contradisseram os do presidente-executivo da AstraZeneca, Pascal Soriot, que na terça-feira disse a jornais que o contrato com a UE se baseou em uma cláusula de "melhor esforço" e não comprometeu a farmacêutica com um cronograma específico de entregas.
Veja também
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
