Covid-19: vacina indiana Covaxin terá testes no Brasil
Decisão do laboratório ocorreu no dia em que a Anvisa decidiu flexibilizar a exigência para pedido de uso emergencial no país
A Precisa Medicamentos anunciou na quarta-feira (3) ter assinado um termo de cooperação científica com o Instituto Israelita Albert Einstein de Ensino e Pesquisa (IIAEEP) para realizar no países estudos de fase 3 da vacina Covaxin, imunizante para covid-19 produzido pelo laboratório indiano BharatBiotech.
A decisão do laboratório ocorre no dia em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu flexibilizar exigências para pedidos de uso emergencial no país de vacinas contra Covid, permitindo, inclusive, que laboratórios não sejam obrigados a fazer testes de fase 3 no Brasil.
Segundo o comunicado, os ensaios clínicos da fase 3 da Covaxin começaram na Índia em novembro do ano passado e estão em andamento em cerca de 26 mil voluntários em todo o país. Essa é a fase mais avançada antes do pedido de uso de uma vacina propriamente dita.
"Os testes serão iniciados imediatamente após a anuência da Anvisa, e será pedido à agência o registro da vacina indiana para colocá-la à disposição do país no Plano Nacional de Vacinação, assim como está sendo utilizada desde 16 de janeiro na Índia no maior plano de vacinação do planeta."