Desnível no asfalto e vazamentos constantes irritam moradores de ruas de Arapiraca
Técnicos da Casal teriam dito aos moradores que a tubulação antiga é responsável pelos vazamentos
Moradores da rua Florêncio Apolinário, localizada no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca, convivem com vazamentos constantemente na região, que é uma das mais antigas da Capital do Agreste.
Segundo eles, a rua sempre tem um vazamento para ser consertado, o que causa um grande desperdício de água e prejudica a pavimentação do local, que precisa passar por reparos quase que semanalmente.
De acordo com a dona de casa Maria Bispo, já teve momento de ter três vazamentos em pontos diferentes da rua.
"Eu fico imaginando a quantidade de litros de água que é desperdiçada por causa desses vazamentos. É um absurdo que algo tão precioso e necessário seja negligenciado dessa forma", disse ele.
Ainda segundo a dona de casa, na última visita da Companhia de Saneamento de Alagoas a rua, um dos encanadores explicou que o problema da rua era a tubulação antiga.
"O técnico da Casal disse que a pressão da água tem sobrecarregado os canos da rua, que devem ter mais de 20 anos", disse ele.
A reclamação foi ratificada pelo estudante Marcelo Cordeiro. Segundo ele, os moradores já sofrem há muitos anos com os vazamentos.
"Essa é uma rua central e bastante movimentada. Por aqui temos clínicas, bar e escola, mas mesmo assim nos sentimos esquecidos. Já fizemos denúncias, tanto pra Casal quanto para a prefeitura, mas os órgãos só fazem ações paliativas", desabafou Marcelo.
Para o estudante, o problema não é apenas estético. "Os vazamentos acabam com o asfalto e isso prejudica muito quem mora e quem trafega por aqui todos os dias. Tem um buraco em uma das esquinas que começou com um vazamento, a Casal consertou e a cratera tá lá até hoje", finalizou.
O Portal 7 Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para saber se existe algum plano para substituição da tubulação antiga. Em nota, o órgão informou que é normal o desnível do pavimento após o conserto da tubulação. Ainda segundo o órgão, uma empresa foi contratada para substituição de redes e adutoras com objetivo de melhorar a distribuição de água e, consequentemente, reduzir os vazamentos, mas que o serviço foi temporariamente suspenso por questões contratuais. Confira a nota na íntegra abaixo:
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que, quando é acionada pelos moradores por meio de seu Call Center (0800 082 0195), resolve vazamentos em média em dois dias úteis. Esse prazo pode variar a depender do fluxo de veículos na via ou das condições climáticas. Quando o vazamento é consertado, outra equipe, em geral de uma empresa prestadora de serviço, faz o recapeamento da via naquele ponto que sofreu intervenção. É comum que, no local recuperado, o pavimento fique com o nível um pouco acima do restante da via justamente para se igualar quando houver a acomodação do solo, o que ocorre por um processo natural ou pela passagem de veículos. A Casal iniciou, por meio de uma empresa contratada, uma obra para substituição de redes e adutoras, além da instalação de Distritos de Medição e Controle (DMCs) em Arapiraca, cujo objetivo é melhorar a distribuição de água na cidade, controlar a pressão do líquido na rede e, com isso, reduzir o número de vazamentos, além de aumentar a oferta de água. O serviço foi temporariamente suspenso por questões contratuais e uma nova empresa será contratada para terminar a obra. A Companhia reforça que, além do Call Center 0800 082 0195, disponibiliza aos moradores de Arapiraca e região o Whatsapp 98139-9892, por meio do qual é possível comunicar vazamentos, falta de água e obter diversos outros tipos de atendimento.
A assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca também foi procurada e informou que está no planejamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura realizar a manutenção de várias ruas da cidade. Segundo a pasta, uma equipe técnica será direcionada ao local para avaliar os danos citados pelos moradores.
Prefeitura vs Casal
A responsabilidade sobre cobrir os buracos e refazer a pavimentação após obras de reparos e manutenção executadas pela Companhia é uma polêmica antiga entre a empresa e a prefeitura de Arapiraca. O caso já chegou a parar na Justiça.
O filho do ex-prefeito Rogério Teófilo, o advogado Moacir Teófilo ingressou, em 2019, uma ação civil pública contra a Casal. A Justiça ratificou, em 2020, que a Casal era a encarregada de refazer a pavimentação, mas até dezembro do ano passado a decisão foi ignorada pelo órgão.
"Os buracos deixados após as obras causam diversos transtornos, existindo até mesmo casos de acidentes de trânsito. Além disso, é também uma violação do direito do cidadão e consumidor, que paga por esse serviço e não o recebe em sua integralidade", falou Moacir, à época.
Na primeira semana de trabalho a frente da Prefeitura de Arapiraca, Luciano Barbosa recebeu a diretoria da Casal em seu gabinete e fez uma série de cobranças ao órgão, mas com foco no Plano de Saneamento Básico.
Últimas notícias
Homem em situação de rua é atacado a pedradas em frente à clínica no Jacintinho
TJDFT manda empresa de ônibus indenizar homem esganado por motorista
Convidada fica indignada por ter que pagar por refeição em casamento
Pastor mirim se pronuncia após brincadeira sobre casa de R$ 34 milhões
Gato resgatado viraliza com rabo gigante e surpreende as redes sociais
Polícia localiza adolescente envolvido em caso de maus-tratos a cavalo em Campo Alegre
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
