Cepa do coronavírus descoberta no Amazonas é encontrada no Peru
Ministra da Saúde confirmou que a mutação do vírus causador da covid-19 está em três das 25 regiões do país, incluindo Lima

O Governo do Peru confirmou nesta quinta-feira (4) a presença no país da variante do coronavírus descoberta no Amazonas e disse que a mutação já foi detectada em três das 25 regiões do país, incluindo a capital Lima.
Durante um pronunciamento na sessão plenária do Congresso, a ministra da Saúde, Pilar Mazzetti, corroborou as suspeitas antecipadas há duas semanas pelo diretor-regional de saúde do departamento de Loreto, Carlos Calampa, que exigiu que o Executivo exercesse maior controle na fronteira fluvial com o Brasil.
Justamente Loreto, o maior departamento da Amazônia peruana, é uma das três regiões onde a presença da cepa do vírus SARS-CoV-2 foi confirmada.
Tudo indica que o tráfego constante de mercadorias e pessoas no rio Amazonas, que liga Iquitos, a capital de Loreto, a Manaus, pode ter sido a porta de entrada para a variante em território peruano. As outras duas regiões onde a mutação está presente são Huánuco e Lima, segundo Mazzetti.
Variante britânica
A variante de Manaus se junta no país vizinho à mutação britânica, cuja presença foi confirmada no final de dezembro sem especificar quando poderia ter chegado ao Peru. O primeiro caso confirmado foi uma mulher de Lima que nem ela nem seu círculo íntimo haviam viajado para o exterior.
"Isso explica em parte o declive íngreme neste momento e explica porque estamos tendo casos muito rapidamente", considera a ministra da saúde.
"Em quatro semanas, estaremos atingindo os dois primeiros meses da pandemia. Isso nos mostra com muitas evidências que isto é tremendamente mais agressivo", completou ela.
A detecção dessas variantes estava nas mãos do Instituto Nacional de Saúde (INS), onde as amostras suspeitas de vírus chegam para sequenciamento genético a fim de determinar que tipo de cepas existiam em sua cadeia de RNA.
Veja também
Últimas notícias

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas

Secretaria de Saúde de Palmeira inicia Mutirão de Cirurgias em maio
![[Vídeo] Centro de Arapiraca vive movimento tranquilo na tarde desta quinta-feira (17), véspera de feriadão](https://img.7segundos.com.br/5nfHl_ZKMJti_LrFSXq8MpqctOU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/centro.jpeg)
[Vídeo] Centro de Arapiraca vive movimento tranquilo na tarde desta quinta-feira (17), véspera de feriadão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
