Projeto promove resgate de saberes das mulheres anciãs do interior de Alagoas
Atriz Dayane Teles e produtora cultural Rosana Dias promovem encontros para a retomada dos saberes ancestrais
A sabedoria das mulheres mais velhas, passada de mãe para filha, geração após geração, tem perdido cada vez mais espaço no mundo contemporâneo e imediatista que vivemos. Essas memórias e saberes das mulheres que fincaram suas raízes em Arapiraca e outros municípios do Agreste de Alagoas, no entanto, estão protegidas e poderão ser acessadas pela posteridade.
“A Jornada da Heroína e as Treze Anciãs”, iniciativa da atriz, publicitária e professora arapiraquense Dayane Teles, e da produtora cultural Rosana Dias, radicada em Arapiraca, tem como objetivo resgatar esses saberes, reconhecendo seu valor sua importância na cultura local.
O início da jornada aconteceu no último sábado (06) e prossegue até o próximo dia 27, após encontros com anciãs em oito comunidades de Arapiraca e outras cinco em Palmeira dos Índios, Limoeiro de Anadia, Penedo, Feira Grande e Taquarana. Estas reuniões, organizadas de maneira cumprir o protocolo de segurança e evitar riscos da Covid-19, serve para resgatar e registrar a sabedoria dessas mulheres.
“Por meio destas histórias, construir diálogos, formando círculos, ouvindo e registrando, de modo a contar esta contos por meio dos arquétipos descritos por Carl Jung, que concluiu que ‘os fenômenos que nossos antepassados viveram, a um nível coletivo e em diferentes épocas, culturas e sociedades, modelam a nossa maneira de ser’ “, está descrito no projeto.
Depois que a narrativa das anciãs forem construídas, elas serão convidadas a compartilhar suas histórias e seus saberes em um círculo sagrado feminino, em que passarão seus saberes a outras mulheres, em uma oficina.
O projeto foi contemplado no edital n°14/2020 através da Secretaria de Cultura, com recursos federais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.