Projeto promove resgate de saberes das mulheres anciãs do interior de Alagoas
Atriz Dayane Teles e produtora cultural Rosana Dias promovem encontros para a retomada dos saberes ancestrais

A sabedoria das mulheres mais velhas, passada de mãe para filha, geração após geração, tem perdido cada vez mais espaço no mundo contemporâneo e imediatista que vivemos. Essas memórias e saberes das mulheres que fincaram suas raízes em Arapiraca e outros municípios do Agreste de Alagoas, no entanto, estão protegidas e poderão ser acessadas pela posteridade.
“A Jornada da Heroína e as Treze Anciãs”, iniciativa da atriz, publicitária e professora arapiraquense Dayane Teles, e da produtora cultural Rosana Dias, radicada em Arapiraca, tem como objetivo resgatar esses saberes, reconhecendo seu valor sua importância na cultura local.

O início da jornada aconteceu no último sábado (06) e prossegue até o próximo dia 27, após encontros com anciãs em oito comunidades de Arapiraca e outras cinco em Palmeira dos Índios, Limoeiro de Anadia, Penedo, Feira Grande e Taquarana. Estas reuniões, organizadas de maneira cumprir o protocolo de segurança e evitar riscos da Covid-19, serve para resgatar e registrar a sabedoria dessas mulheres.
“Por meio destas histórias, construir diálogos, formando círculos, ouvindo e registrando, de modo a contar esta contos por meio dos arquétipos descritos por Carl Jung, que concluiu que ‘os fenômenos que nossos antepassados viveram, a um nível coletivo e em diferentes épocas, culturas e sociedades, modelam a nossa maneira de ser’ “, está descrito no projeto.

Depois que a narrativa das anciãs forem construídas, elas serão convidadas a compartilhar suas histórias e seus saberes em um círculo sagrado feminino, em que passarão seus saberes a outras mulheres, em uma oficina.
O projeto foi contemplado no edital n°14/2020 através da Secretaria de Cultura, com recursos federais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Últimas notícias

Princípio de incêndio atinge contador de energia em loja de móveis no Centro

Alagoas se inspira em programa social de sucesso no Pará para lançar Corações da Paz

Arapiraca gera mais empregos e renda no meio rural com ampliação do Cinturão Verde

Câmara debate reinserção no mercado de trabalho e segurança nos bairros

Deputada Cibele Moura cobra políticas públicas para adultos autistas em Alagoas

Câmara aprova aumento de pena para crimes contra profissionais da educação
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
