Clima

Por causa da estiagem prolongada, municípios do Agreste e Sertão estão em Situação de Emergência

Quarente municípios vão receber recursos para minimizar os problemas causados pela seca

Por 7Segundos com assessoria 16/03/2021 08h08
Por causa da estiagem prolongada, municípios do Agreste e Sertão estão em Situação de Emergência
Por causa da estiagem prolongada, municípios do Agreste e Sertão estão em Situação de Emergência - Foto: Reprodução

Quarenta municípios do Agreste e Sertão vão receber recursos federais para promover ações de combate à seca. A Situação de Emergência em função da estiagem prolongada foi reconhecida pelo Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Luca Alves.

Foram incluídos no decreto os municípios de 1 Água Branca,2 Arapiraca, 3 Batalha, 4 Belém, 5 Belo Monte,6 Cacimbinhas, 7 Canapi,8 Carneiros, 9Coité do Nóia,10 Craíbas,11 Delmiro Gouveia,12 Dois Riachos,13 Estrela de Alagoas,14 Girau do Ponciano,15 Igaci,16 Inhapi,17 Jacaré dos Homens,18 Jaramataia,19 Lagoa da Canoa,20 Major Izidoro,21 Maravilha,22 Mata Grande,23 Minador do Negrão,24 Monteirópolis,25 Olho d’Água das Flores,26 Olho d’Água do Casado,27 Olho d’Água Grande,28 Olivença,29 Ouro Branco,30 Palestina,31 Palmeira dos Índios,32 Pão de Açúcar,33 Pariconha,34 Piranhas,35 Poço das Trincheiras,36 Quebrangulo,37 Santana do Ipanema,38 São José da Tapera,39 Senador Rui Palmeira e 40 Traipu.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC), representante do órgão central do SINPDEC, é o órgão responsável por coordenar as ações de proteção e defesa civil em todo o território nacional. Sua atuação tem o objetivo de reduzir os riscos de desastres. Também compreende ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, e se dá de forma multissetorial e nos três níveis de governo federal, estadual e municipal – com ampla participação da comunidade.

AMA pede apoio a bancada federal para retorno da Operação Pipa


Preocupado com a população do Sertão e Semiárido, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley, já solicitou o apoio da bancada federal para o retorno da Operação Pipa, executada pelo Exército brasileiro, que foi suspensa esse mês por determinação do Governo Federal. Em documento enviado ao presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, e a deputada Tereza Nelma, líder da Bancada Federal Alagoana, o presidente relatou a difícil situação que as famílias estão passando.

A Operação Pipa atende em média 137 mil pessoas em municípios do Sertão e Semi árido. Segundo Wanderley, a população rural dessas regiões de Alagoas vive hoje um drama sem precedentes, além da privação de água para consumo, expostos mais ainda ao vírus da Covid-19.

A Operação Pipa, que já não era suficiente para atender toda população, amenizava a situação e o medo dos prefeitos é transformar o que já era precário em insustentável, já que inúmeras famílias vão ficar sem o básico para sobrevivência.