Política

Grupo de vereadores defende aprovação imediata de auxilio oferecido pelo prefeito Luciano Barbosa

Projeto enviado à Câmara pelo Executivo prevê o pagamento de duas parcelas no valor de R$ 200,00

Por Assessoria 18/03/2021 14h02 - Atualizado em 18/03/2021 19h07
Grupo de vereadores defende aprovação imediata de auxilio oferecido pelo prefeito Luciano Barbosa
Vereadora Dra. Fany defende a aprovação imediata do auxílio emergencial anunciado pelo prefeito Luciano Barbosa - Foto: Assessoria

Durante a sessão da Câmara Municipal ocorrida na última terça-feira (16) os vereadores divergiram sobre a aprovação do auxilio emergencial anunciado pelo prefeito Luciano Barbosa aos trabalhadores desempregados de academias, bares, restaurantes e músicos. O projeto não foi votado e o presidente Thiago ML (Pros) suspendeu a sessão em meio a uma discussão calorosa. O prefeito havia enviado o projeto em caráter emergencial à Câmara de Vereadores solicitando a aprovação do auxílio emergencial no valor de R$ 200,00 durante dois meses.

Mas para a surpresa de um grupo de vereadores, o projeto enviado pelo Executivo Municipal sofreu uma alteração, onde foi acrescentada uma emenda modificativa alterando o auxílio emergencial de dois para quatro meses. Essa alteração no projeto causou divergências nas justificativas apresentadas por dois grupos de vereadores.

Os vereadores Dra. Fany , Léo Saturnino, Fabio Henrique, Wallysson da Tim, Sérgio do Sindicato, Túlio Freire, Vicente do Remédio, Márcio Canaã, Edvânio do Cangandu e Rogério Nezinho foram contrários, em parte, na modificação  do projeto  em função da demora que poderia  causar. 

Na justificativa, esse grupo alegou que o trâmite burocrático na mudança  implica na devolução do projeto ao município para ele possa fazer uma nova avaliação de orçamento e decidir se pode ou não pagar quatro parcelas.   Se o projeto foi aprovado com duas parcelas  a ajuda financeira seria muito mais rápida.

A vereadora reforçou que nenhum dos vereadores citados acima foi contra a ampliação.

 " Não fomos contrário a ampliação das parcelas. Nós defendemos que o projeto deveria ser aprovado em caráter emergencial por dois meses com efeito de prorrogação para mais dois meses. Dessa forma, o projeto já seria imediatamente enviado ao município para ser sancionado pelo prefeito", explicou a vereadora Dra. Fany. 

Dra Fany disse que na votação dos projetos é necessário ter um olhar mais humanizado e priorizar quem está precisando de ajuda urgentemente. 

" Mesmo com o auxílio do governo federal que será  pago em abril , o prefeito Luciano Barbosa foi muito sensível em oferecer essa ajuda financeira anunciado o pagamento dessas duas parcelas  com recursos do próprio do município . A pandemia causou uma grave crise econômica e muitos trabalhadores tiveram que ser demitidos. Quem está  com fome precisa do dinheiro imediatamente, não pode esperar", finalizou a vereadora.

O presidente Thiago ML ainda não marcou a data da sessão extraordinária para a votação do projeto do Executivo.