Arapiraca firma parceria com a Ufal para dar celeridade ao diagnóstico de Covid-19
De acordo com a Universidade, neste momento, cerca de 50 diagnósticos serão dados diariamente

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, se reuniu, na manhã desta segunda-feira (29), com uma equipe da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o objetivo de firmar parceria entre as instituições para dar celeridade ao diagnóstico de Covid-19 via teste RT-PCR.
O Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (Labmeg) da Ufal Arapiraca recebeu o alvará sanitário para que a instituição possa realizar o diagnóstico através do teste.
Com a parceria, a Prefeitura de Arapiraca realizará a coleta dos pacientes e encaminhará as amostras para análise do laboratório da Ufal.
De acordo com a professora Karol Fireman, uma das responsáveis pelo projeto, neste primeiro momento, a testagem será feita de acordo com as demandas. “Haverá insumos para cerca de 50 testes diariamente e os resultados serão lançados no e-SUS e disponibilizados para o Ministério da Saúde e Secretarias Municipal”, informou.
A vice-reitora da Ufal, professora Eliane Cavalcante, esteve presente no encontro, que foi realizado na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, e destacou o importante papel da universidade no combate à pandemia.
“É fundamental que a ciência seja o principal instrumento de combate à Covid-19. Como universidade, precisamos dar as mãos aos profissionais de saúde e à sociedade para podermos vencer essa guerra”, disse a vice-reitora.
O convênio foi comemorado pela superintendente de Atenção à Saúde, enfermeira Josineide Soares, que destacou a necessidade dos testes para um diagnóstico mais preciso.
“Os testes serão colhidos pelas equipes da Unidade Sentinela e o material encaminhado para o laboratório, que encaminhará o resultado da análise em até 24 horas para o Município. A celeridade garantirá um tratamento mais rápido e adequado, principalmente para os casos mais graves da doença”, explicou a superintendente.
Desafogar leitos de UTI
A proposta é levar os testes também para os hospitais que possuem leitos de UTI para pacientes com Covid-19.
Inicialmente serão realizados testes nos pacientes do Hospital de Emergência do Agreste. Aqueles que estiverem ocupando leitos de UTI há mais de 15 dias, serão submetidos ao RT-PCR e, em caso negativo, poderá ser encaminhado para receber o tratamento em um leito de UTI convencional.
Últimas notícias

'Em Maceió, os Direitos básicos só chegam por ordem judicial', diz Teca Nelma durante sessão

Covid-19: novo estudo sugere que coronavírus surgiu em morcegos

Cabo Bebeto critica homenagem a Margareth Menezes na Assembleia Legislativa de Alagoas
Câmara aprova relatório de Alfredo Gaspar que pode livrar Bolsonaro de ação no STF

Maceió realiza “dia D” de vacinação contra Influenza no próximo sábado (10)

Base governista na Câmara de Maceió apresenta sinais de desgaste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
