Governo Federal confirma troca de comando em seis ministérios
Mudanças foram confirmadas pela Secom e pelo presidente no Twitter

A Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações (Secom) confirmou na tarde desta segunda-feira (29) a mudança no comando de seis pastas do primeiro escalão do governo federal. A reforma ministerial do presidente Jair Bolsonaro inclui trocas na Casa Civil da Presidência da República, no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no Ministério das Relações Exteriores, na Secretaria de Governo, no Ministério da Defesa e na Advocacia-Geral da União (AGU).
A Casa Civil será comandada pelo general Luiz Eduardo Ramos, em substituição ao também general Braga Netto. Ramos, que até então ocupava a Secretaria de Governo, será substituído pela deputada federal Flávia Arruda (PL-DF), que faz parte da base de apoio do governo no Congresso. Já Braga Netto será deslocado para o comando do Ministério da Defesa no lugar do general Fernando Azevedo e Silva, que anunciou mais cedo sua demissão do cargo.
Também foi confirmada a mudança no Ministério das Relações Exteriores, com a saída de Ernesto Araújo. Em seu lugar, assume o diplomata Carlos Alberto França, atualmente assessor especial de Bolsonaro, mas que até poucos meses atrás ocupava o cargo de chefe do cerimonial da Presidência da República. França foi promovido a ministro de primeira classe (embaixador) em 2019, o último posto da carreira diplomática. No exterior, atuou como ministro-conselheiro na Embaixada do Brasil na Bolívia e também serviu em representações diplomáticas em Washington (EUA) e Assunção (Paraguai).
Na AGU, o governo anunciou o retorno de André Mendonça ao cargo, que assim deixará o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ele entra no lugar de José Levi, que informou mais cedo sobre sua saída do cargo. Mendonça volta a ocupar o mesmo cargo em que esteve até abril de 2020, quando substituiu o ex-ministro Sergio Moro no comando do MJSP. Em seu lugar no ministério, assumirá o delegado da Polícia Federal Anderson Gustavo Torres, atual secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.
O presidente confirmou as mudanças nas redes sociais e informou que as nomeações serão publicadas no Diário Oficial da União.
Últimas notícias

Psicóloga destaca importância de lei de Leonardo Dias sobre apoio a alunos com altas habilidades

PL de combate a crimes virtuais contra crianças com uso de IA é proposto por Alfredo Gaspar

Previsão é de que chuvas continuem de maneira intensas pelas próximas 72 horas em AL
![[Vídeo] Elefante fica durante horas grudado ao caminhão que atropelou a sua cria](https://img.7segundos.com.br/1lXkYzAh8-ehrJrz24g6zsVtX48=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/mundo-mae-elefante-tenta-salvar-filhote-1747333919.avif)
[Vídeo] Elefante fica durante horas grudado ao caminhão que atropelou a sua cria
![[Vídeo] Quedas de árvores prejudicam tráfego na rodovia AL 105 no Norte de AL](https://img.7segundos.com.br/OBv2ZOFq8HKye4I6PpAN9o9sqQ8=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-05-19-at-092858.jpeg)
[Vídeo] Quedas de árvores prejudicam tráfego na rodovia AL 105 no Norte de AL

Cibele Moura reforça importância de projeto de câmeras de segurança em instituição de acolhimento
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
