Pacientes com mesmo nome morrem com minutos de diferença e tem corpos trocados
A direção do hospital deu toda a assistência às famílias e ratificou que esse tipo de episódio nunca aconteceu antes
Uma história digna de drama hollywoodiano mexeu com duas famílias do Sertão de Alagoas. Dois pacientes que morreram de Covid-19 no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, tiveram seus corpos trocados e entregues às famílias para sepultamento.
A confusão foi gerada porque os pacientes tinham exatamente o mesmo nome e morreram em um intervalo de aproximadamente uma hora de diferença.
Os pacientes eram moradores das cidades de Olho d'Água das Flores e Delmiro Gouveia. Um deles chegou a ser sepultado, pois a família não havia percebido a troca.
Assim que o equívoco foi percebido, a direção do Hospital de Emergência do Agreste abriu um processo administrativo interno, e, imediatamente, convocou às famílias para resolver o problema, dando toda assistência necessária.
Em nota, o Hospital de Emergência do Agreste informou que esse tipo de incidente nunca aconteceu antes e ratificou sua preocupação constante com a segurança dos pacientes.
Confira a nota de esclarecimento na íntegra:
A direção do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, esclarece que nunca ocorreu esse tipo de episódio na unidade pública de saúde.
O HE do Agreste foi o primeiro hospital em Alagoas a criar o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), para garantir um atendimento cada vez mais humanizado aos usuários.
Nesse caso específico, o outro paciente era homônimo, ou seja, ambos tinham os mesmos nomes e procediam de cidades próximas no Sertão de Alagoas.
O servidor de plantão, que encaminha o corpo para o necrotério do hospital, por um equívoco, colocou a ficha no outro paciente e, por conta disso, ocorreu a troca dos corpos.
A direção do hospital ficou sabendo do ocorrido, conversou com familiares dos pacientes e explicou o motivo da troca, além de ter aberto um procedimento administrativo interno.
Em relação aos nomes dos pacientes acometidos de Covid-19, eles têm suas identificações preservadas. Esse é um procedimento adotado em todos os hospitais do Brasil e também de outros países.
Só há divulgação do nome quando o paciente recebe alta hospitalar e a família autoriza.
Nesse caso, até agora, as famílias não autorizaram a divulgação dos nomes dos referidos pacientes.
A Direção
Últimas notícias
Vizinho é preso em flagrante após invadir casa e abusar de crianças sozinhas em Rio Largo
Homem é morto com quatro tiros, três na cabeça, no bairro Santa Amélia, em Maceió
Homem é assassinado com seis tiros na cabeça no bairro do Feitosa, em Maceió
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
