Alagoas tem duas semanas seguidas com maior número de mortes desde o início da pandemia
Neste período, foram registrados 324 óbitos em todo o estado

Na semana epidemiológica que compreende os dias 11 e 17 de abril, Alagoas registrou 164 óbitos por covid-19. O número é o maior registrado desde o início da pandemia, superando, inclusive, a semana anterior – dos dias 4 e 10 de abril, quando foram registradas 160 mortes pela doença.
A análise, feita pela Agência Tatu, se deu a partir de informações do Monitor da Covid-19. Os dados consideram o período de 31 de março de 2020 – quando foi registrada a primeira morte – a 17 de abril de 2021, contabilizando semanas epidemiológicas já encerradas.
O Monitor revela ainda que, as últimas cinco semanas epidemiológicas, ou seja, do dia 14 de março e 17 de abril, integram no ranking das 10 semanas com mais mortes pelo novo coronavírus em Alagoas, registrando 762 óbitos.
As informações foram extraídas do Monitor da Covid-19, plataforma desenvolvida pela Agência Tatu, que coleta dados da Secretaria de Estado da Saúde por meio do Brasil.IO. Já as semanas epidemiológicas são contadas de domingo a sábado, contagem estabelecida a nível nacional. O primeiro caso confirmado no estado, por exemplo, ocorreu na semana epidemiológica de número 11.
Até essa sexta-feira (23), Alagoas já registrou 168.747 casos de Covid-19 e 4.054 óbitos. Apenas nas últimas 24 horas foram registrados 475 casos e 20 novas mortes.
O infectologista Reneé Oliveira, da Secretaria Municipal de Saúde, aponta que a segunda onda está, de fato, pior do que no momento com mais casos e mortes ano passado. “Hoje a população é influenciada por fatores como a presença das variantes, e principalmente o cansaço. Nos últimos meses, nós tivemos vários eventos que levaram a grandes aglomerações: eleições, carnaval, semana santa, reuniões familiares, as subnotificações, tudo isso influencia”, explica.
Ainda segundo o infectologista, as pessoas não levam em consideração a necessidade de distanciamento.
“As mortes têm uma relação direta com o alto número de contaminados, uma parcela vai ter quadro moderado a grave. Se o paciente é intubado, uma parcela vai ter uma chance maior de encaminhar pra um quadro mais grave, e por aí vai”, finaliza o médico.
Veja também
Últimas notícias

Prefeita de Palmeira determina investimentos na UPA Dra. Helenilda Veloso Pimentel

Empresa realiza entrevista virtual para aprovados em processo seletivo em Palmeira dos Índios

Mesmo com alto volume de chuvas em Penedo durante o mês de junho, cidade suporta bem o inverno

Prefeitura de Palmeira renova convênio com Crea-AL e sedia Encontro Microrregional de Engenharia

Reunião de alinhamento reforça planejamento estratégico e controle interno na Prefeitura de Penedo

Município de Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta nesta quinta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
