Covid -19

Nenhuma dose da Astrazeneca foi utilizada fora do prazo de validade, diz Prefeitura de Arapiraca

Matérias que levam em consideração o cruzamento de dados informavam que 7 arapiraquenses tomaram a vacina vencida

Por 7 Segundos com Assessoria 26/04/2021 18h06
Nenhuma dose da Astrazeneca foi utilizada fora do prazo de validade, diz Prefeitura de Arapiraca
Aplicação da vacina Astrazeneca em Arapiraca - Foto: Assessoria/Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

Após portais de notícias de Alagoas publicarem que sete arapiraquenses tomaram doses vencidas da vacina Astrazeneca, a Prefeitura de Arapiraca emitiu um comunicado, através do seu site oficial, tranquilizando a população.

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, todos os lotes de vacinas, sejam elas Coronavac ou Astrazeneca, estão sendo utilizados levando em consideração todas as orientações dos fabricantes e dos Governos Federal e Estadual, dentre as quais estão o cuidado com o prazo de validade dos imunizantes.

Um lote específico da vacina Astrazeneca foi entregue, no início de março e, diante do curto prazo de validade, os municípios foram orientados, pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a utilizarem os imunizantes o quanto antes.

Segundo a prefeitura, tal lote, de número 4120Z001, teve todas as suas doses aplicadas até o dia 24 de março em Arapiraca, cinco dias antes do vencimento do prazo de validade, prevista para 29 de março, de acordo com informações contidas na remessa.

"A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, tranquiliza toda a população e ratifica que nenhuma dose da referida vacina foi aplicada fora do prazo de validade, como dizem matérias compartilhadas através das redes sociais e portais de notícias", diz trecho da matéria publicada no site oficial da prefeitura.

De acordo com as informações que estão sendo compartilhadas, Arapiraca teria aplicado sete doses fora do prazo de validade. Entretanto, vale informar que a AstraZeneca é envasada em frascos com 10 doses cada. Sendo assim, caso a informação fosse verdadeira, o número de doses aplicadas fora do prazo de validade deveria ser múltiplo de 10, e não 7 como dizem os textos.

A Prefeitura ratifica que a Coordenação de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca tem tomado todos os cuidados para evitar quaisquer tipos de problemas relacionados aos imunizantes.