PM prende homem acusado de maltratar cachorro em São Brás
Outro morador da cidade também será investigado pelo crime
Uma guarnição do 11º BPM de Penedo foi acionada para averiguar uma denúncia de maus-tratos a um cachorro na cidade de São Brás, no Baixo São Francisco nesta quarta-feira (28). Ao chegar ao endereço informado, a guarnição da PM conversou com um dos acusados, um homem de 55 anos de idade, que contou aos policiais ter sacrificado o animal porque o cachorro estava muito doente.
Na casa dele, os policiais encontraram vestígios de sangue e um porrete utilizado para sacrificar o cachorro, como contou o próprio dono do animal. Os PM´s recolheram o porrete e conduziram o acusado para a delegacia para realizar os procedimentos cabíveis.
Cão morto a porretadas passava fome, segundo a denúncia. Foto: cortesia 11º BPM
Um jovem de 19 anos que, segundo a versão do acusado, o ajudou a levar o animal morto para ser "desovado" em outro local, também está sendo investigado. Os policiais militares foram até à casa dele, mas não o encontrou na residência. Mesmo assim, os PM´s conseguiram identificá-lo através da documentação cedida por familiares.
Denúncia:
Moradores relataram aos policiais que o animal vivia acorrentado e desnutrido, uma situação corriqueira,segundo a denúncia.
Cadeia e multa
Manter animais vivendo em locais inapropriados ou repletos de sujeira, sejam acorrentados ou aprisionados em espaços muito pequenos, sem água e comida, machucados ou mutilados é crime. É o que prevê a Lei 1.095/2019 que abrange maus-tratos a animais, conhecida também Lei Sansão.
A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos e prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para prática de abuso e maus tratos, além de multa e proibição da guarda.