Baixo São Francisco

PM prende homem acusado de maltratar cachorro em São Brás

Outro morador da cidade também será investigado pelo crime

Por Sete Segundos 29/04/2021 09h09 - Atualizado em 29/04/2021 10h10
PM prende homem acusado de maltratar cachorro em São Brás
Cão que foi morto a golpes de porrete em São Brás, no Baixo São Francisco - Foto: Cortesia 11º BPM

Uma guarnição do 11º BPM de Penedo foi acionada para averiguar uma denúncia de maus-tratos a um cachorro na cidade de São Brás, no Baixo São Francisco nesta quarta-feira (28). Ao chegar ao endereço informado, a guarnição da PM conversou com um dos acusados, um homem de 55 anos de idade, que contou aos policiais ter sacrificado o animal porque o cachorro estava muito doente. 

Na casa dele, os policiais encontraram vestígios de sangue e um porrete utilizado para sacrificar o cachorro, como contou o próprio dono do animal. Os PM´s recolheram o porrete e conduziram o acusado para a delegacia para realizar os procedimentos cabíveis.

Cão morto a porretadas passava fome, segundo a denúncia. Foto: cortesia 11º BPM   

Um jovem de 19 anos que, segundo a versão do acusado, o ajudou a levar o animal morto para ser "desovado" em outro local, também está sendo investigado. Os policiais militares foram até à casa dele, mas não o encontrou na residência. Mesmo assim, os PM´s conseguiram identificá-lo através da documentação cedida por familiares.

Denúncia:

Moradores relataram aos policiais que o animal vivia acorrentado e desnutrido, uma situação corriqueira,segundo a denúncia.  

Cadeia e multa

Manter animais vivendo em locais inapropriados ou repletos de sujeira, sejam acorrentados ou aprisionados em espaços muito pequenos, sem água e comida, machucados ou mutilados é crime. É o que prevê a Lei 1.095/2019 que abrange maus-tratos a animais, conhecida também Lei Sansão.

A legislação abrange animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos e prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para prática de abuso e maus tratos, além de multa e proibição da guarda.