Estrela rara é descoberta com telescópio que possui tecnologia catarinense
A chamada SPLUS J2104-0049 tem uma luz muito fraca e a idade do astro ainda não pôde ser definida
Um professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participou da descoberta de uma estrela rara e que é mais velha do que o sol. O físico Antônio Kanaan explica que a SPLUS J2104-0049 pertence a um grupo seleto de estrelas e que ainda não havia sido identificada.
O pesquisador faz parte de um projeto internacional de astronomia. A notícia foi confirmada pela instituição na segunda-feira (17).
A descoberta foi possível através de um telescópio robótico de 86 centímetros de diâmetro que está instalado no Chile. O objeto faz parte do projeto de Levantamento Fotométrico do Universo Local Sul (S-PLUS), que reúne cerca de 50 pesquisadores com participação da UFSC e de países como Argentina, Chile, Estados Unidos e Espanha.

Estrela é mais velha que o sol, segundo os pesquisadores — Foto: Favio Faifer/Reprodução
Antônio e dois ex-alunos da instituição participaram da instalação do telescópio e também no desenvolvimento de um software para robotização do equipamento. Os integrantes do projeto mapeiam o céu do Chile em busca de novas estrelas.
"Essas descobertas levam horas para serem feitas porque você precisa observar cada pedaço do céu e aí fazer o estudo das estrelas. Mas esse telescópio que a gente usa tem um campo de visão bem maior, é como uma câmera de lente grande angular. A gente tira várias fotos e consegue pegar um pedaço maior do céu. Em mais ou menos uma hora e meia, nós conseguimos observar 100 mil estrelas", explica o professor.
A estrela tem uma luz muito fraca e a idade dela ainda não pôde ser delimitada, mas pelas caraterísticas, como massa e composição, os especialistas afirmam que a estrela é mais velha que o sol.
Estrela pobre em elementos químicos
Segundo o professor, quanto menos elementos químicos as estrelas têm, mais leves elas são e mais tempo duram. A SPLUS J2104-0049 é uma estrela considerada ultrapobre. Com base nisso, os especialistas acreditam que ela é bastante antiga, já que possui luz fraca e não pode ser vista a olho nu, apenas com um telescópio.
Antônio explica que, enquanto o universo teria sido formado há 13,5 bilhões de anos, o sol, que é uma estrela muito pesada, surgiu depois, e tem aproximadamente 10 bilhões de anos. Por isso, segundo a teoria da formação do universo, as primeiras estrelas encontradas teriam uma massa bem menor do que o sol, para durarem mais do que ele.
A descoberta de estrelas antigas, segundo o físico, contribui para que os pesquisadores possam entender melhor a formação do universo e até mesmo desmistificar teorias de como e quando o nosso planeta surgiu.
Telescópio
O programa de robotização que é utilizado no telescópio do projeto foi desenvolvido por Antônio e seus alunos dentro da universidade. Ele conta que os estudos começaram há mais de 20 anos.
"Assim que eu entrei na UFSC, em 1998, comecei a desenvolver esse software e vários alunos meus fizeram parte do projeto durante os anos. Depois, nós montamos o observatório da UFSC e começamos o programa lá", afirma.
O objeto está instalado em um local estratégico, no observatório Cerro Tololo, a cerca de 80 quilômetros da cidade de La Serena, no Chile. Como o local fica em uma área desértica na Cordilheira dos Andes, a uma altitude de cerca de 2,2 mil metros acima do nível do mar, o céu é mais limpo e, portanto, é mais fácil observar as estrelas, de acordo com o físico.
Veja também
Últimas notícias
Saiba onde consultar o local da prova discursiva do CNU 2025
Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
Governador Paulo Dantas assume presidência do Consórcio Nordeste em 2026
Defensoria Pública move ação contra cobrança abusiva em tratamentos de autismo
Mulher sofre tentativa de feminicídio após ser atropelada e agredida pelo ex-companheiro em Olivença
Hemoal promove coleta externa no Ifal Maceió nesta terça-feira (2)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
