Estrela rara é descoberta com telescópio que possui tecnologia catarinense
A chamada SPLUS J2104-0049 tem uma luz muito fraca e a idade do astro ainda não pôde ser definida

Um professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participou da descoberta de uma estrela rara e que é mais velha do que o sol. O físico Antônio Kanaan explica que a SPLUS J2104-0049 pertence a um grupo seleto de estrelas e que ainda não havia sido identificada.
O pesquisador faz parte de um projeto internacional de astronomia. A notícia foi confirmada pela instituição na segunda-feira (17).
A descoberta foi possível através de um telescópio robótico de 86 centímetros de diâmetro que está instalado no Chile. O objeto faz parte do projeto de Levantamento Fotométrico do Universo Local Sul (S-PLUS), que reúne cerca de 50 pesquisadores com participação da UFSC e de países como Argentina, Chile, Estados Unidos e Espanha.

Estrela é mais velha que o sol, segundo os pesquisadores — Foto: Favio Faifer/Reprodução
Antônio e dois ex-alunos da instituição participaram da instalação do telescópio e também no desenvolvimento de um software para robotização do equipamento. Os integrantes do projeto mapeiam o céu do Chile em busca de novas estrelas.
"Essas descobertas levam horas para serem feitas porque você precisa observar cada pedaço do céu e aí fazer o estudo das estrelas. Mas esse telescópio que a gente usa tem um campo de visão bem maior, é como uma câmera de lente grande angular. A gente tira várias fotos e consegue pegar um pedaço maior do céu. Em mais ou menos uma hora e meia, nós conseguimos observar 100 mil estrelas", explica o professor.
A estrela tem uma luz muito fraca e a idade dela ainda não pôde ser delimitada, mas pelas caraterísticas, como massa e composição, os especialistas afirmam que a estrela é mais velha que o sol.
Estrela pobre em elementos químicos
Segundo o professor, quanto menos elementos químicos as estrelas têm, mais leves elas são e mais tempo duram. A SPLUS J2104-0049 é uma estrela considerada ultrapobre. Com base nisso, os especialistas acreditam que ela é bastante antiga, já que possui luz fraca e não pode ser vista a olho nu, apenas com um telescópio.
Antônio explica que, enquanto o universo teria sido formado há 13,5 bilhões de anos, o sol, que é uma estrela muito pesada, surgiu depois, e tem aproximadamente 10 bilhões de anos. Por isso, segundo a teoria da formação do universo, as primeiras estrelas encontradas teriam uma massa bem menor do que o sol, para durarem mais do que ele.
A descoberta de estrelas antigas, segundo o físico, contribui para que os pesquisadores possam entender melhor a formação do universo e até mesmo desmistificar teorias de como e quando o nosso planeta surgiu.
Telescópio
O programa de robotização que é utilizado no telescópio do projeto foi desenvolvido por Antônio e seus alunos dentro da universidade. Ele conta que os estudos começaram há mais de 20 anos.
"Assim que eu entrei na UFSC, em 1998, comecei a desenvolver esse software e vários alunos meus fizeram parte do projeto durante os anos. Depois, nós montamos o observatório da UFSC e começamos o programa lá", afirma.
O objeto está instalado em um local estratégico, no observatório Cerro Tololo, a cerca de 80 quilômetros da cidade de La Serena, no Chile. Como o local fica em uma área desértica na Cordilheira dos Andes, a uma altitude de cerca de 2,2 mil metros acima do nível do mar, o céu é mais limpo e, portanto, é mais fácil observar as estrelas, de acordo com o físico.
Veja também
Últimas notícias
![[Vídeo] Prefeito de Feira Grande garante avanços na educação com a repactuação e retomada de creches](https://img.7segundos.com.br/t6Kn6P7oA84iDgR9yYdtU6cP1gs=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-07-17-as-070443.png)
[Vídeo] Prefeito de Feira Grande garante avanços na educação com a repactuação e retomada de creches
![[Vídeo] Suposto líder de facção suspeito de envolvimento no desaparecimento de Kelly Kethyn é preso na Bahia](https://img.7segundos.com.br/-laUHg1kycXGc6Hr2L-KD-wKthM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-07-17-as-065848.png)
[Vídeo] Suposto líder de facção suspeito de envolvimento no desaparecimento de Kelly Kethyn é preso na Bahia

Homem é preso após ameaçar 'beber o sangue' da ex-companheira em Arapiraca

Homem consegue fugir por mata durante cumprimento e mandado judicial em Arapiraca

Falta de profissionais impede atendimento a milhares de crianças com deficiência em Maceió

Jovem de 17 anos é vítima de estupro em Arapiraca e padrasto é preso suspeito do crime
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
