Butantan vai apresentar à CPI documentos sobre atraso na compra de vacinas
Dimas Covas pretende fazer um relato factual e documental das negociações e apresentar as manifestações do Ministério da Saúde em resposta
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse a interlocutores que irá apresentar em seu depoimento à CPI da Pandemia documentos que comprovam o retardo do governo federal na compra de vacinas Coronavac.
Nas horas que antecedem o depoimento, agendado para as 9h desta quinta-feira, Dimas finalizou a estratégia para a CPI. Pretende fazer um relato factual e documental das negociações e apresentar as manifestações do Ministério da Saúde em resposta aos ofícios encaminhados pelo instituto oferecendo vacinas para serem compradas.
Dimas também pretende abordar os contatos diretos que teve com o Ministério da Saúde, como reuniões com o ex-ministro Eduardo Pazuello e sua equipe e as negociações do governo paulista com o governo federal. A ideia que ele pretende passar, segundo disse a interlocutores, é que o Palácio do Planalto não só não estimulou, como obstruiu as negociações.
Também deverá falar sobre as dificuldades que as manifestações sobre a China do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e do deputado federal Eduardo Bolsonaro causaram na relação e na importação dos Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs).
Em termos gerais, sua avaliação é a de que o caso da Coronavac é semelhante ao da Pfizer. E essa comparação o G-7, a maioria oposicionista que comanda a CPI, pretende fazer para confirmar uma das teses centrais do relator Renan Calheiros: a de que o atraso na compra afetou o início e o ritmo da vacinação no país.
Procurados, o Ministério da Saúde, o Ministério das Relações Exteriores e o deputado Eduardo Bolsonaro ainda não se pronunciaram.
Últimas notícias
Nova Orla do Porto de Maceió tem mais de 70% dos serviços concluídos
Vídeo mostra momento em que jovem é atropelado a caminho de entrevista de emprego em Maceió
Foragido da Justiça é preso escondido no forro de casa na Barra Nova
Dois homens são presos armados e com cocaína em bar do município de São Luís do Quitunde
Deputado Daniel Barbosa lança livro com reflexões sobre desenvolvimento e justiça social
Saiba quem são os três membros de facção mortos em confronto com a polícia no Antares
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
