Butantan vai apresentar à CPI documentos sobre atraso na compra de vacinas
Dimas Covas pretende fazer um relato factual e documental das negociações e apresentar as manifestações do Ministério da Saúde em resposta
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, disse a interlocutores que irá apresentar em seu depoimento à CPI da Pandemia documentos que comprovam o retardo do governo federal na compra de vacinas Coronavac.
Nas horas que antecedem o depoimento, agendado para as 9h desta quinta-feira, Dimas finalizou a estratégia para a CPI. Pretende fazer um relato factual e documental das negociações e apresentar as manifestações do Ministério da Saúde em resposta aos ofícios encaminhados pelo instituto oferecendo vacinas para serem compradas.
Dimas também pretende abordar os contatos diretos que teve com o Ministério da Saúde, como reuniões com o ex-ministro Eduardo Pazuello e sua equipe e as negociações do governo paulista com o governo federal. A ideia que ele pretende passar, segundo disse a interlocutores, é que o Palácio do Planalto não só não estimulou, como obstruiu as negociações.
Também deverá falar sobre as dificuldades que as manifestações sobre a China do ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e do deputado federal Eduardo Bolsonaro causaram na relação e na importação dos Ingredientes Farmacêuticos Ativos (IFAs).
Em termos gerais, sua avaliação é a de que o caso da Coronavac é semelhante ao da Pfizer. E essa comparação o G-7, a maioria oposicionista que comanda a CPI, pretende fazer para confirmar uma das teses centrais do relator Renan Calheiros: a de que o atraso na compra afetou o início e o ritmo da vacinação no país.
Procurados, o Ministério da Saúde, o Ministério das Relações Exteriores e o deputado Eduardo Bolsonaro ainda não se pronunciaram.
Últimas notícias
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
MPAL firma acordos para recuperar áreas degradadas da Caatinga em Traipu e garantir R$ 210 mil em indenizações
Polícia encontra três ossadas humanas durante operação de busca na Feitosa, em Maceió
HGE realiza em sequência duas captações de órgãos que salvaram a vida de mais seis pessoas
Inmet emite alerta para o RS de ventos de até 100 km/h e tempestade
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
