Covid -19

Luciano Barbosa afirma que 'abertura de novos leitos é exigência do momento'

Prefeito afirma que na quarta-feira (09), tem reunião marcada com MPE e MPF

Por 7Segundos 07/06/2021 13h01
Luciano Barbosa afirma que 'abertura de novos leitos é exigência do momento'
Luciano Barbosa (MDB) marcou reunião com MPE e MPF para definir medidas para evitar colapso na Saúde - Foto: Felipe Guimarães/ 7Segundos

A alta taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 em Arapiraca é motivo de preocupação para o prefeito Luciano Barbosa (MDB). Na manhã desta segunda-feira (07), antes de solenidade no Palácio Zumbi dos Palmares, ele afirmou que o município está empenhado para aumentar a oferta de leitos hospitalares para pacientes com Covid-19.

"A abertura de novos leitos é uma necessidade e uma exigência do momento. Nós precisamos abrir mais leitos em Arapiraca porque a gente acolhe não só pacientes da nossa cidade, mas de toda a região", declarou.

Arapiraca ultrapassa o percentual de ocupação hospitalar do Estado. Conforme o último mapa da Secretaria Estadual de Saúde, enquanto a taxa de ocupação de leitos de UTI e clínicos de Alagoas é de 92% e 56%, respectivamente. Em Arapiraca, a taxa de ocupação de UTI é de 97% e clínicos de 92%. O relatório, que contabilizou dados até às 16h de domingo (06), mostra que o município possui apenas dois leitos intensivos e nove em enfermarias disponíveis.

Para evitar o colapso, Luciano Barbosa têm reunião marcada com os Ministérios Públicos Estadual e Federal na próxima quarta-feira (09), para discutir a abertura de novos leitos e outras medidas que podem ser tomadas para reduzir a taxa de ocupação hospitalar.

"Marcamos uma reunião com o promotor Rogério Paranhos, que segundo ele irá contar também com a participação do Ministério Público Federal para que a gente possa discutir aspectos relevantes que possam fortalecer a nossa segurança em adotar medidas para que a nossa rede hospitalar não entre em colapso. Arapiraca é sede de macrorregião de Saúde e conta com Hospital de Emergência, Chama e Hospital Regional, que são hospitais de alta complexidade. Nós vamos discutir sobre eles, sobre outras medidas de proteção, como o uso de máscara, álcool em gel e evitar aglomeração, e também como a gente pode ter uma retaguarda, em caso de necessidade, para que não faltem leitos", ressaltou.