Luciano Barbosa afirma que 'abertura de novos leitos é exigência do momento'
Prefeito afirma que na quarta-feira (09), tem reunião marcada com MPE e MPF
A alta taxa de ocupação de leitos para pacientes com Covid-19 em Arapiraca é motivo de preocupação para o prefeito Luciano Barbosa (MDB). Na manhã desta segunda-feira (07), antes de solenidade no Palácio Zumbi dos Palmares, ele afirmou que o município está empenhado para aumentar a oferta de leitos hospitalares para pacientes com Covid-19.
"A abertura de novos leitos é uma necessidade e uma exigência do momento. Nós precisamos abrir mais leitos em Arapiraca porque a gente acolhe não só pacientes da nossa cidade, mas de toda a região", declarou.
Arapiraca ultrapassa o percentual de ocupação hospitalar do Estado. Conforme o último mapa da Secretaria Estadual de Saúde, enquanto a taxa de ocupação de leitos de UTI e clínicos de Alagoas é de 92% e 56%, respectivamente. Em Arapiraca, a taxa de ocupação de UTI é de 97% e clínicos de 92%. O relatório, que contabilizou dados até às 16h de domingo (06), mostra que o município possui apenas dois leitos intensivos e nove em enfermarias disponíveis.
Para evitar o colapso, Luciano Barbosa têm reunião marcada com os Ministérios Públicos Estadual e Federal na próxima quarta-feira (09), para discutir a abertura de novos leitos e outras medidas que podem ser tomadas para reduzir a taxa de ocupação hospitalar.
"Marcamos uma reunião com o promotor Rogério Paranhos, que segundo ele irá contar também com a participação do Ministério Público Federal para que a gente possa discutir aspectos relevantes que possam fortalecer a nossa segurança em adotar medidas para que a nossa rede hospitalar não entre em colapso. Arapiraca é sede de macrorregião de Saúde e conta com Hospital de Emergência, Chama e Hospital Regional, que são hospitais de alta complexidade. Nós vamos discutir sobre eles, sobre outras medidas de proteção, como o uso de máscara, álcool em gel e evitar aglomeração, e também como a gente pode ter uma retaguarda, em caso de necessidade, para que não faltem leitos", ressaltou.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
