Geral

8ª Vara de Arapiraca teve a menor taxa de congestionamento entre as criminais, em 2020

Unidade obteve pontuação de 93,35 no Juízo Proativo, alcançando o padrão excelência

Por 7Segundos com Assessoria 08/06/2021 10h10 - Atualizado em 08/06/2021 11h11
8ª Vara de Arapiraca teve a menor taxa de congestionamento entre as criminais, em 2020
8ª Vara Criminal de Arapiraca alcança padrão de excelência no Juízo Proativo - Foto: Assessoria

A 8ª Vara de Arapiraca obteve a menor taxa de congestionamento processual entre as unidades criminais do estado, em 2020. O índice atingido foi de 51%.

A referida taxa mede a efetividade da Vara, considerando o estoque de ações no começo do período avaliado, o número de processos novos e o de baixados (arquivados), além do saldo remanescente no final do período.

Em 2020, a unidade recebeu 167 processos novos e julgou 745, alcançando uma taxa de produtividade de 446%.

Ao todo, 754 processos foram baixados no ano passado. O índice de atendimento à demanda, que considera os processos que entraram e os que foram baixados, foi de 451%.

A 8ª Vara Criminal de Arapiraca obteve pontuação de 93,35 no Juízo Proativo, alcançando o padrão excelência. Os levantamentos foram feitos pela Divisão de Estatística da Assessoria de Planejamento e Modernização do Poder Judiciário de Alagoas (APMP).

De acordo com o juiz Geneir Marques, que atuou na Vara até dezembro do ano passado, o resultado é fruto de um trabalho conjunto. "A equipe, não apenas o juiz, ajudou no planejamento estratégico de 2020, de maneira que cada um tinha ciência do seu papel no andamento dos trabalhos", destacou.


Trabalho em equipe foi fundamental para a Vara alcançar bons resultados, destacou o juiz Geneir Marques. Foto: Caio Loureiro


Ainda segundo o magistrado, o planejamento da Vara teve como foco os processos constantes nas listas de metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e aqueles envolvendo réus presos. "O cartório ficou responsável por baixar os processos que já estavam com trânsito em julgado, aguardando apenas o envio das guias de execução penal", explicou.


Pandemia


O ano de 2020 exigiu adaptação por parte dos magistrados e servidores. "Tivemos que nos adaptar rapidamente ao novo jeito de realizar audiências, sobretudo pelo uso de sistemas virtuais de comunicação", contou Geneir Marques, ressaltando que os servidores passaram por capacitação para lidar com as ferramentas.

Para a chefe de secretaria Alessandra Nascimento, trabalhar durante a pandemia tem sido desafiador. "Nossa unidade depende muito da realização das audiências, então, tentamos interagir com nossos jurisdicionados diariamente, por meio virtual", ressaltou.

Chefe de secretaria Alessandra Nascimento afirma que os servidores buscam interagir diariamente com os jurisdicionados, por meio virtual.