MP/AL irá fiscalizar a jornada de trabalho dos conselheiros tutelares de Arapiraca
Órgão rececebeu denúncias de descumprimento da jornada de trabalho, com expedientes reduzidos
O Ministério Público de Alagoas por meio da 7 Promotoria de Justiça notificou O Conselho Tutelar de Arapiraca por descumprimento da jornada de trabalho por parte dos funcionários com expedientes reduzidos.
A decisão saiu no diário Oficial da União desta quarta-feira (09) e foi realizada através dos Promotores de Justiça Maurício Amaral Wanderley e Viviane Karla da Silva Farias. O órgão instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar a jornada de trabalho dos conselheiros tutelares.
De acordo com o documento, a resolução aprovada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança (CONANDA) prevê que o conselho tutelar deve respeitar o horário comercial durante a semana, “assegurando-se um mínimo de 8 (oito) horas diárias para todo o colegiado e rodízio para o plantão, durante a noite, final de semana e feriado – disciplinando no seu art. 20, caput, que “TODOS OS MEMBROS do Conselho Tutelar serão submetidos à mesma carga horária semanal de trabalho, bem como aos mesmos períodos de plantão ou sobreaviso, sendo vedado qualquer tratamento desigual”. O que não impede a divisão de tarefas entre os conselheiros, para fins de realização de diligências, atendimento descentralizado em comunidades distantes da sede, fiscalização de entidades, programas e outras atividades externas, sem prejuízo do caráter colegiado das decisões.
Segundo como está descrito no documento: “Os plantões, que se iniciam fora do horário regular de funcionamento do Conselho Tutelar e que não se confundem com a jornada de trabalho dos conselheiros, exigem a permanência dos conselheiros à disposição para atendimento”.
Já em relação ao cumprimento de jornadas extraordinárias ou plantões, é possível a realização de rodízios (escala).
De acordo com as denúncias recebidas pelo órgão, os funcionários estavam promovendo mudanças na jornada de trabalho semanal, este sendo realizado por meio de revezamento e de foram reduzida.
Estariam trabalhando no horário estabelecido em escala apenas dois conselheiros por turno em sede.
O ministério Público irá fiscalizar o cumprimento da jornada de trabalho para que para que estejam os 5 conselheiros em sede, como estabelecido em lei.
Últimas notícias
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Ônibus que saiu de Arapiraca e tombou em MG era clandestino e acumulava cerca de 30 autuações
Presidente da AMA defende uso de avaliações externas como estratégia de gestão educacional
Polícia Civil prende condenado por tráfico de drogas em Craíbas
Associação Comercial de Maceió oferece atendimento gratuito para regularização de MEI
Em oitiva de Felca, promotor cobra juiz: “partes perguntam primeiro”
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
