Ministério Público instaura inquérito para investigar improbidade em Jacuípe
Instauração foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) decidiu instaurar inquérito civil para investigar Rebecca Calheiros de Lima Sarmento, responsável interina pelo Cartório de Registro e Notas do município de Jacuípe. A instauração foi publicada na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial do órgão e é para apurar a prática de improbidade administrativa consistente em omissão de receitas e cobrança excessiva de emolumentos.
A ação da 2ª Promotoria de Justiça de Porto Calvo, por meio do promotor Carlos Davi Lopes Correia Lima, considerou que o juízo da 2ª Vara da Comarca de Porto Calvo encaminhou peças informativas, a fim de apurar suposta prática de improbidade administrativa por Rebecca Calheiros de Lima Sarmento, responsável interina pelo Cartório de Registro e Notas de Jacuípe.
A publicação no Diário Oficial informou que que a justiça efetuou inspeção no cartório extrajudicial em que é responsável a investigada, constatando as seguintes irregularidades: omissão de receitas, consistente em lançamento posterior e fracionado de escrituras públicas lavradas no mês de dezembro de 2020; e cobrança de valor excessivo para lavratura de escritura de união estável.
O MPAL também considerou que foi instaurado o processo administrativo disciplinar que resultou na aplicação da sanção de suspensão das funções pelo lapso de 90 dias, imposta pelo juízo corregedor da comarca de Porto Calvo. O Ministério Público considerou ainda que os fatos veiculados podem configurar ato de improbidade administrativa que enseja prejuízo ao erário, bem como violação aos princípios da administração pública. Uma reunião com Rebecca Calheiros de Lima Sarmento será agendado.
Veja também
Últimas notícias
Suspeito de tentar assaltar pedreiros de uma obra é espancado por populares em Arapiraca
Operação em AL mira organização interestadual com R$ 400 milhões em movimentações suspeitas
Homem é assassinado a tiros enquanto subia escadaria de grota em Maceió
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
