Ministério Público instaura inquérito para investigar improbidade em Jacuípe
Instauração foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial
O Ministério Público de Alagoas (MPAL) decidiu instaurar inquérito civil para investigar Rebecca Calheiros de Lima Sarmento, responsável interina pelo Cartório de Registro e Notas do município de Jacuípe. A instauração foi publicada na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial do órgão e é para apurar a prática de improbidade administrativa consistente em omissão de receitas e cobrança excessiva de emolumentos.
A ação da 2ª Promotoria de Justiça de Porto Calvo, por meio do promotor Carlos Davi Lopes Correia Lima, considerou que o juízo da 2ª Vara da Comarca de Porto Calvo encaminhou peças informativas, a fim de apurar suposta prática de improbidade administrativa por Rebecca Calheiros de Lima Sarmento, responsável interina pelo Cartório de Registro e Notas de Jacuípe.
A publicação no Diário Oficial informou que que a justiça efetuou inspeção no cartório extrajudicial em que é responsável a investigada, constatando as seguintes irregularidades: omissão de receitas, consistente em lançamento posterior e fracionado de escrituras públicas lavradas no mês de dezembro de 2020; e cobrança de valor excessivo para lavratura de escritura de união estável.
O MPAL também considerou que foi instaurado o processo administrativo disciplinar que resultou na aplicação da sanção de suspensão das funções pelo lapso de 90 dias, imposta pelo juízo corregedor da comarca de Porto Calvo. O Ministério Público considerou ainda que os fatos veiculados podem configurar ato de improbidade administrativa que enseja prejuízo ao erário, bem como violação aos princípios da administração pública. Uma reunião com Rebecca Calheiros de Lima Sarmento será agendado.
Veja também
Últimas notícias
Adolescente foge de casa e pede ajuda após ser impedida pelo marido em Penedo
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Projeto que leva água para comunidades do Sertão de AL realiza ‘treinão’ em Maceió para arrecadas fundos
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
