Arqueólogos quebram sem querer raro ovo de mil anos achado em Israel
O fato aconteceu na cidade de Yavne
Uma equipe de arqueólogos descobriu um ovo com cerca de mil anos durante escavações na cidade de Yavne, em Israel. Entretanto, após passar um milênio intacto, o ovo sofreu uma rachadura ao longo da análise dos cientistas e se estilhaçou.
A supervisora das escavações, Alla Nagorsky, disse que a equipe ficou em choque ao encontrar o ovo intacto no decorrer da pesquisa. "De vez em quando encontramos fragmentos de cascas de ovo, mas um ovo inteiro é incrível", salientou.
Conforme publicado pela Israel Antique Authority (IAA), os cientistas creem que o ovo é de uma galinha que viveu no período islâmico da região, quando a criação de porcos foi reduzida. Ele estava em uma fossa de 1,3 metro de profundidade ao lado de outros resíduos, datados entre os séculos 7 e 11, que contribuíram para sua preservação.
"Mesmo hoje, os ovos raramente sobrevivem por muito tempo nas caixas dos supermercados. É incrível pensar que este é um achado de 1.000 anos!", destacou Nargorsky.
Entretanto, mesmo após retirar a descoberta do sítio cuidadosamente e transportá-lo para um laboratório, os arqueólogos involuntariamente causaram uma rachadura que quebrou o ovo.
Ao menos, segundo o Dr. Lee Perry Gal, arqueólogo especializado na criação de aves da Idade Antiga, um pouco da gema remanesceu na casca após a quebra. Com isso, os cientistas poderão analisar o DNA do ovo milenar.
Entrevistada pela revista Paris Match, Nargorsky lamentou a quebra acidental, mas viu certa licença poética nela, já que em algum momento o ovo seria rachado para o estudo de seu interior.
Segundo a Israel Antique Authority, um especialista foi acionado e já juntou os cacos do ovo e o restaurou de volta ao "estado em que foi encontrado".
Veja também
Últimas notícias
Vinda de Carlos Bolsonaro leva 150 mil pessoas ao Bloco do 22 em Maceió
Mulher é presa suspeita de desviar até R$ 20 mil de clínica odontológica em Maceió
Alfredo Gaspar apresenta propostas de Flávio Bolsonaro em encontro na Bahia
Lei de Cibele Moura que garante piso salarial a farmacêuticos hospitalares é promulgada
Governo de Alagoas antecipa pagamento dos servidores para 27 de outubro
'Serial killer de Maceió' é condenado a 60 anos por matar casal no Vergel
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
