Arqueólogos quebram sem querer raro ovo de mil anos achado em Israel
O fato aconteceu na cidade de Yavne
Uma equipe de arqueólogos descobriu um ovo com cerca de mil anos durante escavações na cidade de Yavne, em Israel. Entretanto, após passar um milênio intacto, o ovo sofreu uma rachadura ao longo da análise dos cientistas e se estilhaçou.
A supervisora das escavações, Alla Nagorsky, disse que a equipe ficou em choque ao encontrar o ovo intacto no decorrer da pesquisa. "De vez em quando encontramos fragmentos de cascas de ovo, mas um ovo inteiro é incrível", salientou.
Conforme publicado pela Israel Antique Authority (IAA), os cientistas creem que o ovo é de uma galinha que viveu no período islâmico da região, quando a criação de porcos foi reduzida. Ele estava em uma fossa de 1,3 metro de profundidade ao lado de outros resíduos, datados entre os séculos 7 e 11, que contribuíram para sua preservação.
"Mesmo hoje, os ovos raramente sobrevivem por muito tempo nas caixas dos supermercados. É incrível pensar que este é um achado de 1.000 anos!", destacou Nargorsky.
Entretanto, mesmo após retirar a descoberta do sítio cuidadosamente e transportá-lo para um laboratório, os arqueólogos involuntariamente causaram uma rachadura que quebrou o ovo.
Ao menos, segundo o Dr. Lee Perry Gal, arqueólogo especializado na criação de aves da Idade Antiga, um pouco da gema remanesceu na casca após a quebra. Com isso, os cientistas poderão analisar o DNA do ovo milenar.
Entrevistada pela revista Paris Match, Nargorsky lamentou a quebra acidental, mas viu certa licença poética nela, já que em algum momento o ovo seria rachado para o estudo de seu interior.
Segundo a Israel Antique Authority, um especialista foi acionado e já juntou os cacos do ovo e o restaurou de volta ao "estado em que foi encontrado".
Veja também
Últimas notícias
Tapera completa 68 anos com programação festiva e Natal Luz
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Natal de Arapiraca movimenta a cidade com programação cultural gratuita neste fim de semana
Governo amplia limite para créditos suplementares no orçamento de 2025
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
