Arqueólogos quebram sem querer raro ovo de mil anos achado em Israel
O fato aconteceu na cidade de Yavne

Uma equipe de arqueólogos descobriu um ovo com cerca de mil anos durante escavações na cidade de Yavne, em Israel. Entretanto, após passar um milênio intacto, o ovo sofreu uma rachadura ao longo da análise dos cientistas e se estilhaçou.
A supervisora das escavações, Alla Nagorsky, disse que a equipe ficou em choque ao encontrar o ovo intacto no decorrer da pesquisa. "De vez em quando encontramos fragmentos de cascas de ovo, mas um ovo inteiro é incrível", salientou.
Conforme publicado pela Israel Antique Authority (IAA), os cientistas creem que o ovo é de uma galinha que viveu no período islâmico da região, quando a criação de porcos foi reduzida. Ele estava em uma fossa de 1,3 metro de profundidade ao lado de outros resíduos, datados entre os séculos 7 e 11, que contribuíram para sua preservação.
"Mesmo hoje, os ovos raramente sobrevivem por muito tempo nas caixas dos supermercados. É incrível pensar que este é um achado de 1.000 anos!", destacou Nargorsky.
Entretanto, mesmo após retirar a descoberta do sítio cuidadosamente e transportá-lo para um laboratório, os arqueólogos involuntariamente causaram uma rachadura que quebrou o ovo.
Ao menos, segundo o Dr. Lee Perry Gal, arqueólogo especializado na criação de aves da Idade Antiga, um pouco da gema remanesceu na casca após a quebra. Com isso, os cientistas poderão analisar o DNA do ovo milenar.
Entrevistada pela revista Paris Match, Nargorsky lamentou a quebra acidental, mas viu certa licença poética nela, já que em algum momento o ovo seria rachado para o estudo de seu interior.
Segundo a Israel Antique Authority, um especialista foi acionado e já juntou os cacos do ovo e o restaurou de volta ao "estado em que foi encontrado".
Veja também
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
